TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Drogas

Tese: Drogas. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  14/5/2014  •  Tese  •  945 Palavras (4 Páginas)  •  269 Visualizações

Página 1 de 4

Qual o papel da escola na prevenção do uso indevido das drogas?

A instituição educacional como um todo deve ajudar seus membros (educadores, familiares e jovens) a desenvolverem espírito crítico, discutindo as drogas em nossa sociedade, bem como a relação deles com as mesmas.

A escola é um lugar privilegiado para a realização de atividades preventivas, porque congrega as crianças e os jovens, é um lugar confiável, estimula o saber e o conhecimento e possibilita a construção de valores. É, antes de tudo, educar crianças e jovens a buscarem e desenvolverem sua identidade e subjetividade, promover e integrar a educação cognitiva e emocional, incentivar a cidadania e a responsabilidade social, bem como garantir que eles incorporem hábitos saudáveis no seu cotidiano. Trata-se de discutir o projeto de vida global dos alunos e da sociedade, ao invés de dar ênfase às conseqüências como a doença e a drogadição, por exemplo. Portanto, a prevenção é mais adequada quando discute o uso de drogas dentro de um contexto de saúde. Neste sentido, o educador apresenta-se como um excelente condutor das atividades preventivas em função de seu papel fundamental na educação e formação intelectual e emocional dos jovens nas escolas.

Particularidades da prevenção na escola:

Pais:

• Educação compartilhada entre escola e família;

• Valores familiares e exemplos;

• Promover atividades para os pais que favoreçam o acesso a informações confiáveis sobre temas pertinentes ao desenvolvimento de seus filhos incluindo informações confiáveis sobre temas pertinentes ao desenvolvimento de seus filhos incluindo informações sobre drogas;

• Valorizar a interação entre pais e filhos;

• Diálogo aberto constante entre escola e pais.

A primeira reação dos pais ao descobrirem que seu filho usa drogas é de perplexidade angústia ou pânico, ás vezes seguido do sentimento de estarem sendo traídos. Não se deve bater, brigar, chamar a policia, expulsá-los de casa.

Os pais devem manter a calma, tentar conhecer e compreender as dificuldades do filho, procurar enchergar a verdadeira dimensão do problema deixando de lado os sentimentos de culpa, agir com autoridade,quando necessário procurar ajuda de profissionais no caso e participar de grupos de apoio com outros pais para compartilhar o problema e diminuir a angústia.

Professores:

• Toda e qualquer atividade educativa pode ser promotora de saúde;

• Nenhuma atividade promotora de saúde ou preventiva é perda de tempo;

• As ações individuais merecem ser valorizadas e reconhecidas;

• Ter atitudes coerentes entre as atividades preventivas e o cotidiano na sala de aula;

• Estar aberto ao diálogo e as perguntas que podes surgir referentes a temas trabalhados em situações anteriores.

O Professor não deve ter medo de falar do assunto, de mostrar que está preucupado com seus alunos e que também pode oferecer ajuda e apoio. O assunto deve ser abordado quando os alunos e estão entre 12 e 13 anos. Essa é a idade da virada, do despertar para a vida adulta. Se o tema for tratado depois que os adolescentes tiverem contato com as drogas fica mais difícil de controlar. A maioria dos professores está mal aparelhada para tratar do tema, dada sua complexibilidade social e os níveis de agressividade que muitos alunos dependentes químicos atingem. É importante que o professor busque informações sobre as drogas e seus efeitos, substâncias, uso, abuso e dependência. No caso da prevenção ela só funciona se feita precocemente.

Direção, coordenação e orientação:

• Apoiar e valorizar as iniciativas das diversas instâncias da instituição;

• Favorecer a boa formação

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.4 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com