TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ED - Políticas Públicas

Dissertações: ED - Políticas Públicas. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/9/2013  •  1.381 Palavras (6 Páginas)  •  496 Visualizações

Página 1 de 6

QUESTÃO 1

Habilidades a serem desenvolvidas

Operatória(s):

Capacidade de inferir e interpretar;

Capacidade de argumentar.

Específica(s):

Identificar em textos verbais e não verbais as marcas de valores e intenções que expressam interesses políticos, ideológicos e econômicos;

Relacionar textos a um dado contexto (histórico, social, político etc.);

Expressar opinião, fundamentada em argumentos lógicos, a respeito de problemas sociais.

DADOS DA QUESTÃO

Leia o texto abaixo:

Para Lenin (1977), a tarefa da educação deve ser formar para o comunismo, o que significa dizer, formar para a superação da ordem do capital e para a transformação da realidade social para alcançarmos fins efetivamente humanos. Entretanto, essa formação não pode se dar apenas pela apropriação das insígnias comunistas e das formulações dos especialistas em cultura proletária, ela passa pela apropriação da soma dos conhecimentos acumulados pela humanidade sob o jugo da sociedade capitalista, latifundiária e burocrática. O que se coloca é a impossibilidade de se ensinar qualquer conteúdo que não o formulado no desenvolvimento da sociedade de classes.

Gramsci (2001:p.49), num comentário sobre a escola tradicional, aponta um caminho para entendermos a questão:

A escola tradicional era oligárquica já que destinada à nova geração dos grupos dirigentes, destinada por sua vez a tornar-se dirigente: mas não era oligárquica pelo seu modo de ensino. Não é a aquisição de capacidades de direção, não é a tendência a formar homens superiores que dá a marca social de um tipo de escola. A marca social é dada pelo fato de que cada grupo social tem um tipo de escola próprio, destinado a perpetuar nestes estratos determinada função tradicional, dirigente ou instrumental.

Para o autor, criar uma nova cultura não significa apenas fazer individualmente descobertas “originais”; significa também, e, sobretudo, difundir criticamente verdades já descobertas, “socializá-las” por assim dizer; e, portanto, transformá-las em base de ações vitais, em elemento de coordenação e de ordem intelectual e moral. O fato de que uma multidão de homens seja conduzida a pensar coerentemente e de maneira unitária a realidade presente é um fato “filosófico” bem mais importante e “original” do que a descoberta, por parte de um “gênio” filosófico, de uma nova verdade que permaneça como patrimônio de pequenos grupos intelectuais .[...]

(Alienação e Emancipação na transmissão do conhecimento escolar: um esboço preliminar. Mauro Sala: 2010)

Analise o texto e apresente o seu ponto de vista com relação ao papel da educação, considerando a seguinte afirmação:

A escola tem o seu papel e se podemos afirmá-lo de maneira taxativa, diríamos que seu papel é o de fazer que “os dominados dominem as armas que os dominantes usam para dominá-los”, mesmo que possamos dizer que portar armas não seja abstratamente bom. (SALA: 2010, p.96)

Elabore uma argumentação coerente para apresentar a sua opinião.

QUESTÃO 2

Habilidades a serem desenvolvidas

Operatória(s):

Capacidade de tomar decisões e apontar soluções para problemas.

Específica(s):

Usar o raciocínio crítico e o conhecimento armazenado para apontar soluções aos problemas de ordem social.

DADOS DA QUESTÃO

Leia o texto abaixo:

O tema Educação e diversidade: justiça social, inclusão e direitos humanos constitui o eixo central da educação e objeto da política educacional. Diz respeito à efetivação da educação pública democrática, laica e com qualidade social nas instituições educativas de todos os níveis, etapas e modalidades.

A diversidade, como dimensão humana, deve ser entendida como a construção histórica, social, cultural e política das diferenças que se expressa nas complexas relações sociais e de poder.

Uma política educacional pautada na diversidade traz para o exercício da prática democrática a problematização sobre a construção da igualdade social e as desigualdades existentes. Esta construção pressupõe o reconhecimento

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.7 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com