TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Economia Brasileira

Ensaios: Economia Brasileira. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  14/5/2014  •  1.782 Palavras (8 Páginas)  •  223 Visualizações

Página 1 de 8

Universidade do Estado de Mato Grosso-UNEMAT

Barbara Steffany Sabino da Cruz

Economia brasileira nos últimos 20 anos

Nova Mutum-MT

2014

Barbara Steffany Sabino da Cruz

Economia brasileira nos últimos 20 anos

Nova Mutum-MT

2014

2

Introdução

O presente trabalho tem como objetivo apresentar as fases da economia brasileira nos últimos anos, que passou por grandes mudanças deis do governo Collor até o governo atual da Dilma Rousseff como veremos a seguir.

3

Sumário

Introdução .............................................................................................2

1 Fernando Collor de Mello (1990-1992)..............................................4

2 Itamar Franco (1992 – 1994) .............................................................5

3 Fernando Henrique Cardoso (1995 – 2002) ......................................6

4 Luís Inácio Lula da Silva ( 2003 – 2010) ............................................6

5 Dilma Rousseff (2011 até os dias atuais) ................................................7

Conclusão ........................................................................................................9

Referências Bibliográficas ............................................................................10

4

1 Fernando Collor de Mello (1990-1992)

Após quase trinta anos sem eleições diretas para Presidente da República, os brasileiros puderam votar e escolher um, entre os candidatos que faziam oposição ao atual presidente José Sarney. Collor foi o primeiro governo civil brasileiro, eleito por voto direto desde 1960. Foi também o primeiro escolhido dentro das regras da Constituição de 1988, com plena liberdade partidária e eleição em dois turnos. O segundo turno dessas eleições polarizou o confronto entre Luis Inácio Lula da Silva, do Partido dos Trabalhadores; e Fernando Collor, do Partido Republicano Nacional.

Entre suas promessas da campanha prometia resolver os problemas que devastava o Brasil, moralização da política e o fim da inflação, seus discursos davam a idéia de renovação. Após assumir o cargo, o novo governo anunciou um pacote de medidas chamado de Plano Collor que determinou um inédito confisco do dinheiro que estivesse nas contas das pessoas e empresas no país chamado de confisco monetário.

O objetivo deste plano, segundo Collor, era conter a inflação e cortar gastos desnecessários do governo. Porém, estas medidas não tiveram sucesso, causando profunda recessão, desemprego e insatisfação popular. Seis meses após o primeiro pacote econômico, Collor lançou um segundo plano, o Collor II, que também previa a diminuição da inflação e outros cortes orçamentários. Mas, novamente, não teve sucesso e só fez aumentar o descontentamento da população.

Surgiram várias denúncias de corrupção na administração Collor. Foi acusado de tráfico de influência, lavagem e desvio de dinheiro. Em 26 de maio, o Congresso Nacional instalou uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para apurar as denúncias de irregularidades. Foi feito o movimento “Fora, Collor”, onde os integrantes conduzido por entidades representativas dos sindicatos, setores estudantis e entidades de classe, pintaram suas caras e saíram às ruas em sinal de sua indignação.

A pressão pública forçou o Congresso a cassar o mandato do presidente Fernando Collor de Mello. No dia 29 de setembro de 1992 a Câmara dos Deputados se reuniu para votar o impeachment do presidente, ou seja, sua destituição do cargo. Foram 441 votos a favor do impeachment e somente 38 contra. Era o fim do “caçador de marajás”. No lugar de Collor, assumiu o vice-presidente, Itamar Franco.

5

2 Itamar Franco (1992 – 1994)

Após o Impeachment de Fernando Collor de Mello Itamar Franco se torna presidente. Ele cumpre o restante do mandato cuja duração vai até 31 de dezembro 1994. Itamar teve que lidar com os graves problemas que o país estava passando como a grande inflação e a estagnação do PIB, e prometeu resolver todos.

Em Abril de 1993, cumprindo com o previsto na Constituição, o governo realiza um plebiscito uma manifestação popular expressa através de voto, para a escolha da forma e do sistema de governo no Brasil. O povo decidiu manter tudo como estava: escolheu a República (66% contra 10% da Monarquia) e o Presidencialismo (55% contra 25% do Parlamentarismo).

No governo de Itamar Franco foi elaborado o mais bem-sucedido plano de controle inflacionário da Nova República: o Plano Real, que teve auxílio do senador Fernando Henrique Cardoso que foi recém-empossado como Ministro da Fazenda e que organizou uma equipe disposta a enfrentar o problema da inflação que assolava o país por mais de uma década.

O Plano passou por três fases: O Programa de Ação Imediata, a criação da URV (Unidade Real de Valor) e a implementação da nova moeda, o Real.

O programa plano real foi o que conseguiu interromper a escalada inflacionária que já durava desde o começo dos anos 80. A partir de então o país conviveu com índices de inflação semelhantes aos dos países estáveis, quase sempre abaixo de 10% ao ano.

Mesmo tendo sofrido as conseqüências das investigações da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) do Congresso Nacional, entre 1993 e 1994, em virtude de denúncias de irregularidades no desenvolvimento do Orçamento da União, Itamar Franco terminou seu mandato com um grande índice de popularidade. No final de seu mandato, Itamar Franco apóia a candidatura do ministro da Fazenda, Fernando Henrique Cardoso, à Presidência da República.

6

3 Fernando Henrique Cardoso (1995 – 2002)

Fernando Henrique Cardoso governou o Brasil durante oito anos, de 1995 a 2002. Foi o primeiro presidente da República a governar por dois mandatos consecutivos. A implantação do Plano Real no governo de Itamar Franco pelo Ministério da Fazenda, chefiado por FHC, alavancou a candidatura deste, pois o plano foi o mais bem sucedido.

No primeiro mandato, deu continuidade ao processo de reformas estruturais com a finalidade de evitar a volta da inflação, procurando deixar a

economia estável e diminuir a dívida pública brasileira. Outra iniciativa de destaque de FHC foi privatizar empresas estatais, como a Vale do Rio Doce e

Sistema Telebrás. Enfrentou muitas críticas de vários setores da sociedade, principalmente de partidos de oposição, como o PT (Partido dos Trabalhadores).

O Plano Real e o controle da inflação continuou sendo sua principal propaganda política, o que favoreceu a FHC mais uma vitória nas urnas, conseguindo a reeleição. No ano de 1999, assumiu o segundo mandato como presidente do Brasil.

Ocorreram, algumas reformas no setor da Educação, conseguiu a aprovação de várias emendas à constituição, que facilitaram a entrada de empresas estrangeiras no Brasil, e que flexibilizaram o monopólio estatal do petróleo no Brasil.

Ao final do seu segundo mandato (2002), somando oito anos no poder, FHC conseguiu controlar a inflação brasileira. Criou o Bolsa Escola e outros programas sociais destinados à população de baixa renda (programas que mais tarde seriam transformados em um só pelo presidente Luís Inácio Lula da Silva, com o nome Bolsa Família). Ampliou-se muito, no governo FHC, o investimento privado em educação superior (faculdades e pós-graduação). Deixou a presidência no dia 1 de janeiro de 2003, e quem a assumiu foi Luiz Inácio Lula da Silva.

4 Luís Inácio Lula da Silva ( 2003 – 2010)

Os primeiros problemas que cercavam o governo FHC abriram brechas para que Lula chegasse ao poder com a promessa de dar um outro rumo à política brasileira. A eleição de 2002 foi surpreendente, o então candidato Luis Inácio Lula da Silva conquistou mais de 58 milhões de votos, atingindo um índice de aprovação não alcançado em nenhuma de suas três tentativas anteriores.

7

O desenvolvimento econômico trazido pelo Plano Real tinha trazido grandes vantagens à população, entretanto, alguns problemas com o aumento do desemprego, o endividamento dos Estados e a distribuição de renda manchavam o bloco governista. A gestão Lula iniciou dando segmento à política econômica do governo anterior, FHC. O Governo Lula caracterizou-se pela baixa inflação, redução do desemprego e constantes recordes da balança comercial.

O primeiro mandato foi marcado pela diminuição, em cerca de 168 bilhões de reais, da dívida externa brasileira, e pela criação de políticas públicas para a erradicação da pobreza.

Entre as primeiras medidas tomadas, o Governo Lula anunciou um projeto social destinado à melhoria da alimentação das populações menos favorecidas. Estava lançada a campanha “Fome Zero”. Essa foi um dos diversos programas sociais que marcaram o seu governo como, Bolsa Família, Luz para todos, Brasil Alfabetizado e Educação de Jovens e Adultos, Programação de Erradicação do Trabalho Infantil, prouni.

Porém nem tudo foi um mar de rosas durante o governo petista, várias crises surgiram em decorrência de denúncias de corrupção em empresas do Estado, como por exemplo, o mensalão, o escândalo dos Correios e vários outros que derrubaram diversos ministros, entre eles José Dirceu, Antônio Palocci, Benedita da Silva, Luiz Gushiken, entre outras personalidades de peso dentro do PT.

Deixou o poder com uma das maiores aprovações popular da história e de ter conseguiu eleger sua candidata Dilma Rousseff para a presidência.

5 Dilma Rousseff (2011 até os dias atuais)

Primeira que mulher assumiu o poder no Brasil no posto importante do país. A gestão Dilma Rousseff iniciou-se dando seguimento à política econômica do Governo Lula.

Até o instante, o governo Dilma se caracteriza pelo capitalismo de estado, forte influência do ex-presidente Lula e nacionalismo exacerbado. Dilma escolheu este caminho. Estas características estão presentes em razão das suas escolhas.

O primeiro ano da presidente Dilma se destaca por ela ter sido a primeira mulher presidente do Brasil, e por ter dado continuidade ao trabalho do governo (do ex-presidente) Lula, no combate à pobreza, na diminuição da desigualdade social, e no aumento da classe C.

8

Estudo sobre seu primeiro ano de governo, elaborado pelo Centro de Pesquisa e Apoio aos Trabalhadores em parceria com o Instituto Humanitas da Unisinos, considerou que os princípios que nortearam sua atuação inicial derivam de um modelo desenvolvimentista, em que o Estado tem importante papel na regulação e fomento do crescimento econômico, bem como na definição das estratégias para o crescimento. As suas primeiras medidas de impacto foram a elevação da taxa de juros de 10,75 para 11,25%, a definição do salário mínimo em R$ 545,00 e um grande corte no orçamento, que teriam o objetivo de disciplinar a rápida expansão da economia e conter a inflação, que já dava mostras de se elevar.

As medidas adotadas controlaram a inflação, embora não tanto como o governo havia planejado, encerrando o ano de 2011 com uma taxa acumulada de 6,50%, no teto da meta estabelecida pelo Conselho Monetário Nacional. Mesmo enfrentando dificuldades, em junho de 2011 o IBGE apresentou resultados positivos das políticas, indicando um crescimento de 1,3% no primeiro trimestre do ano. O desempenho positivo colocou o país na posição de sexta maior economia do mundo. Ao longo de todo o seu governo as expectativas oficiais de crescimento seriam em geral frustradas, com índices abaixo do previsto, mas, não obstante, o crescimento tem sido positivo. O primeiro ano de seu mandato resultou num crescimento de 2,7%, em 2012 a economia cresceu 0,9%, e em 2013 o PIB cresceu 2,3%. Em 2013 o país ficou em terceiro lugar em taxa de crescimento entre as 13 principais economias mundiais.

9

Conclusão

Ao terminar o respectivo trabalho foi possível notar que a economia brasileira passou por diversas mudanças e até hoje não esta totalmente estabilizada comparando com outros países. Apesar de ter melhorado bastante deis do inicio.

10

Referências Bibliográficas

Disponível em: http://www.brasilescola.com/historiab/governo-fernando-henrique-cardoso.htm

Disponível em: http://www.boilingneurons.com/hb_republica_pos30.htm

Disponível em: http://www.clickestudante.com/como-foi-o-governo-lula.html

Disponível em: http://www.coladaweb.com/historia-do-brasil/governo-itamar-franco

Disponível em: http://www.ebah.com.br/content/ABAAAA8SYAC/historia-economia-brasileira

Disponível em: http://www.infoescola.com/historia/governo-de-fernando-henrique-cardoso/

Disponível em: http://www.infoescola.com/mandatos-presidenciais-do-brasil/governo-lula/

Disponível em: http://www.portalescolar.net/2011/02/governo-lula-2003-2010-luiz-inacio-lula.html

Disponível em: http://pt.wikipedia.org/wiki/Dilma_Rousseff#Principais_diretrizes_e_desempenho_de_seu_governo

...

Baixar como  txt (13 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »