TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Economia brasileira

Tese: Economia brasileira. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/5/2014  •  Tese  •  866 Palavras (4 Páginas)  •  132 Visualizações

Página 1 de 4

2) Quais foram as duas medidas adotadas pela economia brasileira para se defender da crise de 1930? Explique cada uma delas.

Manutenção da renda – com a dificuldade de vender as sacas de café, o governo as queima e estoca pagando um preço mínimo aos fazendeiros, que mesmo recebendo esse preço mínimo mantém o emprego e consequentemente a renda das pessoas.

Deslocamento da demanda – garantida a demanda, tem o problema do balanço de pagamentos provocado pela queda da exportação e entrada de dinheiro do exterior. O governo então faz uma moratória sobre a dívida externa e uma desvalorização na moeda nacional. Foi feito um controle sobre a entrada de moeda estrangeira priorizando alguns pagamentos externos e compra de bens essenciais ao país.

3) Quais foram as consequências desta adoção?

Os produtos importados ficaram muito caros e então os produtos nacionais se tornam mais atraentes. Então a produção nacional passa por um processo de industrialização para atender essa nova demanda. Um exemplo disso foi o algodão para indústria têxtil.

4) O que era o PAEG adotado na época do regime militar?

Plano de Ação Econômico do governo – tinha como objetivo combater a inflação, contribuir para o desenvolvimento econômico, aumentar investimentos, diminuir desequilíbrios regionais e setoriais.

5) Um dos pontos do PAEG foi a Reforma Tributária. Explique

a) Criou os impostos em cascata com diferentes alíquotas entre os estados – ICM, IPI e ISS

b) Redefinição destes impostos – IPI (federal) ICM (Estadual) e ISS (municipal).

c) Surgimento do FGTS e PIS

6) Quais foram as principais características positivas e negativas do Milagre Econômico (68-73)?

*Positivas:

- Melhoria significativa da infraestrutura do país

- Aumento do nível de emprego principalmente no setor de infraestrutura e industrial.

- Avanço industrial devido a investimentos feitos principalmente no setor siderúrgico, de petroquímica e geração de energia. O setor foi puxado principalmente pelo crescimento e fortalecimento de empresas estatais.

- Aumento do PIB entre 7% a 13% a.a.

- Controle da inflação entre 15% a 20% a.a.

*Negativas:

- Aumento da dívida externa, pois o crescimento econômico foi financiado principalmente por dinheiro externo, o que prejudicou o país nos anos futuros, pois criou dependência com o FMI, além de comprometer grande parte do orçamento para pagamento de juros da dívida.

- desigualdade Social – houve o crescimento, mas não houve uma boa distribuição de rendas, aumentando a desigualdade social, com a concentração de renda nas mãos dos mais ricos.

7) Explique como se formou o Plano Cruzado em fevereiro de 1986, as principais medidas adotadas e como foi se resultado.

- O salário deveria ser convertido pelo poder de compra dos últimos 6 meses + abono de 8% (salário mínimo 16%). Objetivo era transferir renda para os assalariados. Além disto, introduziu o “gatilho salarial” que seria acionado quando a inflação chegasse a 20%;

- Os preços foram congelados a partir de 28 de fevereiro, com exceção da energia elétrica que teve aumento de 20%. Vários setores foram pegos de surpresa com preços defasados, e outros com preços acima.

- A taxa de câmbio foi fixada sem desvalorização cambial;

Resultado: sucesso inicial com ajuda da população (fiscais do Sarney) fez com que o congelamento de preço se tornasse o ator principal do plano. Com isto, houve uma queda forte de inflação e todos correram para comprar, aumentando o consumo de carros, imóveis, bens não duráveis fazendo com que houvesse falta de produto. Com isto apareceram cobranças por ágio. Exemplo: demorava-se 6 meses na fila de espera por um carro, mas ao pagar

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.7 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com