TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Educação De 9 Anos

Trabalho Escolar: Educação De 9 Anos. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/3/2014  •  561 Palavras (3 Páginas)  •  248 Visualizações

Página 1 de 3

A lei e o ensino de nove anos :

“Para se compreender o real significado da legislação, não basta ater-se à letra da lei; é preciso captar o seu espírito. Não é suficiente analisar o texto, é preciso analisar o contexto. Não basta ler nas linhas, é preciso ler nas entrelinhas.” (Dermeval Saviani)

O Brasil ao ser influenciado pelos respedtivos fóruns ou organismos multilaterais e pelos próprios avanços de outros países, a partir da década de 90 , começa a promover alguma iniciativas de ampliação educativa,tendo como referencia os aspectos processados na constiruição Federal de 1988.

A Lei de Diretrizes e Bases da educação brasileira lei nº9394/96,já aponta a ampliação do Ensino Fundamental, ao falar de possíveis "brechas" quando diz que o respectivo nível de ensino tenha uma duração 'mínima de oito anos', ao analisarmos o 'mínimo', vemos uma possibilidade para o avanço.

Logo depois, o planos Nacional de Educação, as Diretrizes Curriculares nacionais, descreve o processo de ampliação como uma prerrogativa do docênio 2001/2011.

Esses são apenas alguns que legalmente contribuem para a proposta de reformulação do Ensino Fundamental.

No Brasil, a ampliação para nove anos, do ensino fundamental, é uma garantia ampliada da educação, como politica pública.

O Ensino de nove anos e a política.

Os avanços culturais e decisões políticas querem que crianças se tornem adolescentes cada vez mais cedo,eles querem que sejam produtivas economicamente,competitivas,precoces em suas aprendizagens.

“Estamos vivendo em sociedades longevas, mas parece que dedicar 10% do tempo total de vida para a pequena infância é visto como tempo perdido.” (BARBOSA, 2006, pg 50)

Se iniciando na infância o desafio é construis um projeto educativo sistêmico, que tenha um compromisso com todos. É essencial uma ação política, voltada a todos, implementada e tendo como base uma concepção unificadora.

O pedagógico do Ensino de Nove anos

Com a ampliação do período de esoclaridade,e assegura o acesso da criança de seis anos á escola, exerce um impacto importante sobre sua formação, aumenta, as chances de sucesso escolar nos anos seguintes do ensino fundamental.

O pedagógico não pode ser apenas uma reproduçãodo currículo da Tradicional 1ª série de sete anos,nem uma expressão melhorada de etapas de educação infantil, mas sim incorporar as especificações dessa faixa etária,mostrando aspectos referentes à uma socialização, ás diferentes linguagens como um suporte para uma atividade de alfabetização.

Na construção está a exigência de repensar o que significa a alfabetização,que seja capaz de viabilizar a sensibilidade e a capacidade de escuta pedagógica.

Porém para isso acontecer, o pedagógico tem que da contas, do estilo de vidae as experiências que cada criança traz com elas. Portanto, é a escola, ensino fundamental e as práticas é que precisam ser mudadas.

No Brasil, se formos considerar a classe sociale a consequente condição econômica, essa ampliação foi feita para poder incluir as crianças mais desfavorecidas econômicamente na escola antes, pois aquelas mais favorecidas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com