TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Esperança De Um País Melhor

Dissertações: Esperança De Um País Melhor. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/10/2014  •  509 Palavras (3 Páginas)  •  375 Visualizações

Página 1 de 3

A esperança de um País melhor

Por ser um problema que atinge todos os lugares, a desigualdade social existe nos diferentes continentes, países, regiões, estados e cidades. Existem vários tipos de desigualdade, dentre eles estão: a desigualdade econômica, desigualdade racial, desigualdade regional, desigualdade de gênero.

As desigualdades são vistas como coisas absolutamente normais, como algo sem relação com produção no convívio na sociedade, mas analisando atentamente descobrimos que essas desigualdades para determinados indivíduos são adquiridos socialmente. As divisões em classes se dão na forma que o indivíduo está situado economicamente e sócio politicamente em sua sociedade. De certa forma, seria uma questão de se envolver, mostrar que diferentes classes vivem em sociedade, com o intuito de se misturar. Observando desigualdade econômica, podemos dizer que os pobres, de certa forma quando vão à um lugar onde vão poucas vezes, com intuito de passear e se divertir pretendem demonstrar que não são consequências da desigualdade social, e sim mostrar que querem mais distribuição dos recursos, ou até mesmo uma administração dos recursos.

O Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) é um indicador da qualidade de vida da população de um determinado local e a discrepância das médias entre os países participantes da Copa são alarmantes. O nível desigualdade social no Brasil ainda é muito notório. Com a copa sediada no Brasil, isso poderá apresentar melhoras nos seus indicadores socioeconômicos.

Dessa maneira, percebemos que a desigualdade social não está apenas ligada na economia de um país, mas também há uma série de fatores contribuintes para que uma população inteira caia em si do que está acontecendo. Os “rolezinhos” são um dos exemplos que temos para a humanidade perceber que não interessa a cor da nossa pele, ou o nosso nível social, mas sim que todos somos iguais e que podemos viver em harmonia, não interessando qual seja o nosso tipo físico, mas sim o quem realmente somos. A copa do mundo que aconteceu na África em 2010 foi um acontecimento muito interessante, pois independente de ser um país pobre, sediou um grande evento. Dentro do campo os jogadores de diversos países, de cores e classes sociais diferentes, mostraram que ali, ninguém era melhor que ninguém, senão formassem uma equipe unida, não ganhariam o título, ou seja, é notório de se ver que a humanidade precisa acordar e enxergar, que se todo mundo aceitar o outro do jeito que ele é, teremos um país muito melhor para nós e para as próximas gerações que estão por vir.

Conclui-se assim que essa reflexão traz um maior conhecimento sobre assuntos debatidos no momento, fazendo-nos reconhecer sobre a realidade de um país subdesenvolvido, que não aceita a maioria das “coisas” realizadas mesmo que seja com um intuito não prejudicial para a sociedade. Vendo esses três assuntos do momento, percebemos que o Brasil (podemos generalizar sim), nunca será um país desenvolvido! Pela grande preocupação em coisas mínimas. Vamos cogitar que o preconceito racial que é um grande problema ainda no Brasil, fosse finalizado com a aceitação de todos. É aí que começamos a ter uma esperança de um país melhor.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com