TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Estado Do Bem- Estar Social

Trabalho Universitário: O Estado Do Bem- Estar Social. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  18/6/2013  •  311 Palavras (2 Páginas)  •  1.278 Visualizações

Página 1 de 2

O estado do bem- estar social

Após a 2 guerra mundial, o bloco dos países capitalistas tentou reconstruir a economia ocidental sob novas bases. Espalhou-se a forma de organização estatal chama de Estado do bem-estar social ou simplesmente Estado social. Esse modelo permitia enfrentar melhores condições de vida e, por outras, as necessidades do capital, que buscava nova ordem econômica mundial diante do bloco socialista.

As bases teóricas do Estado do bem-estar social foram apresentadas na década de 1930, no livro Teria geral do emprego, do juro e da moeda. Como forma de organização estatal, a teoria come;ou a ser esboçada quando o governo estadunidense estabeleceu políticas para sair da profunda depressão desencadeada pela crise de 1929. No período posterior a Segunda Guerra Mundial, ela se consolidou nos estados unidos e em boa parte dos países da Europa.

O estado do bem-estar social tinha como finalidade e características básica a intervenção estatal nas atividades econômicas regulando-as executando grandes investimentos e obras, redistribuindo rendimentos, visando sempre, pelo menos teoricamente, ao bem-estar da maioria da população

Os capitalistas modernos propunham moradia digna, educação básica publica, assistência a saúde, transporte coletivo, lazer, trabalho e salário, seguro-desemprego, um mínimo de bem-estar econômico e social. Foi feito o investimentos maciços por parte do Estado, que redimensionava suas prioridades para proporcionar trabalho e algum rendimento para a maior parte da população, para que ela se tornasse consumidora, assim, possibilitava a manutenção da produção sempre elevada. Nos países periféricos, como os da America Latina, o que se viu foi uma variedade de formas governamentais, entre as quais as ditaduras que se implantavam por meio de golpes militares. Os golpistas exerciam todo o controle sobre os indivíduos e os grupos organizados da sociedade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com