TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estrutura E Organização Da Educação Brasileira E Educação Diversidade

Trabalho Universitário: Estrutura E Organização Da Educação Brasileira E Educação Diversidade. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  31/5/2014  •  2.545 Palavras (11 Páginas)  •  900 Visualizações

Página 1 de 11

UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP

CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

CURSO DE PEDAGOGIA

Estrutura e Organização da Educação Brasileira e Educação Diversidade

Viviane Rampim de Farias - RA: 8378874949

Michelle Marcatti Britto Bernardes - RA: 8378864314

Katia Lira Gonçalves - RA: 8962183643

Andrea das Graças Franco - RA: 8900101233

Ana Paula Silvino – RA: 8738105531

Desafio Profissional entregue como requisito para conclusão das disciplinas “Educação e Diversidade” e “Estrutura e Organização da Educação Brasileira”, sob orientação da Tutora EAD Simone Anacleto Pariz

RIBEIRAO PRETO

2014

Introdução

Diante dos estudos e pesquisas relacionadas à diversidade culturais, pode-se verificar que os documentos que ofereceram subsídios a observação e conceituação, o multiculturalismo é um assunto pertinente, tanto na sociedade, como no contexto escolar, é um trabalho com a intenção de refletir sobre os problemas da diversidade cultural nas escolas, podendo facilitar uma maior integração de alunos de diversas origens culturais nos estabelecimentos de ensino pedagógico.

Busca socializar discussões, estudos e princípios norteadores de procedimentos pedagógicos em questão referente a leis, parâmetros, diretrizes curriculares e referencial da educação e a integração de alunos de diferentes nacionalidades culturais, etnias, raças, gênero, sexualidade, classe social, idade, necessidades especiais, religião ou outras dinâmicas sociais na sala de aula.

A implantação de projetos pedagógicos de multiculturalismo sendo feito de modo muito positivo com suas turmas, nas escolas estamos a educar para uma sociedade multicultural, e teremos como referencia da nossa ação o desenvolvimento e atitudes baseadas no respeito, tolerância, justiça e igualdade.

Desenvolvimento

Passo 1

Documento Principais aspectos abordados nos documentos relacionados ao respeito às diversidades e ao multiculturalismo.

Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDBEN 9.394/96)

Na lei de diretrizes, dos Princípios e Fins da Educação Nacional vemos a lei valorizar o Estado e a Família, com metas de exercício da cidadania e qualificação profissional, prosseguindo no Artigo 3° que contem onze incisos é possível destacar os essenciais e descrevê-los abaixo:

Igualdade de condições para o acesso e permanência na escola; liberdade de aprender, ensinar, pesquisar e divulgar a cultura, o pensamento, a arte e o saber; respeito à liberdade e apreço à tolerância; vinculação entre a educação escolar, o trabalho e as práticas sociais.

É claramente visível a Lei expressar pontos cruciais que não podem ser esquecidos nem ignorados, temos valorização de fatores que se respeitados e seguidos à risca trazem sucesso a qualquer projeto escolar. Temos o Direito à Educação e do Dever de Educar no Artigo 4°, Inciso V uma ênfase forte sobre o desenvolvimento individual acesso aos níveis mais elevados do ensino, da pesquisa e da criação artística, segundo a capacidade de cada um. A lei estabelece que todo cidadão tem o direito ao acesso gratuito ao ensino fundamental (9 anos de estudo) e aponta para que este direito seja gradativamente, levado também ao ensino, como a educação especial, indígena, no campo e ensino a distancia. Cabe a nós, brasileiro, segui-la tornando a educação muito mais humana e formativa, mesmo porque o sistema educacional envolve a família, as relações humanas, social e cultural.

Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) Multiculturalismo envolve questões de origem sexual, raça, etnicidade, diversidade e diferença cultural, que envolve estratégias de desfamiliarização e uma narratologia crítica, bem como atitudes, discursos e políticas de descentração, em contextos sociais, políticos, educativos e culturais; Sensibilidade para a pluralidade; redução de preconceitos e discriminações; Responsabilidade de todos no esforço por reduzir a opressão. O objetivo principal dos PCN é padronizar o ensino no país, estabelecendo pilares fundamentais para guiar a educação formal e a própria relação escola-sociedade no cotidiano. O PCN são divididos em disciplina e entre ensino fundamental e médio e abrange tanto praticas de organização de conteúdo quanto a forma de abordagem das matérias com os alunos, além disso, auxiliam na aplicação ensinadas e a melhor conduta a ser adotadas pelos educadores em situações diversas, recentemente os PNC começaram a ser definidos com maior consideração as diferentes realidades regionais, levando em conta a extensão territorial e cultural do país. Art. 8º Os sistemas de ensino promoverão ampla divulgação do Parecer CNE/CP 3/2004 e dessa Resolução, em atividades periódicas, com a participação das redes das escolas públicas e privadas, de exposição, avaliação e divulgação dos êxitos e dificuldades do ensino e aprendizagens de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana e da Educação das Relações Étnico-Raciais.

Diretrizes curriculares Nacionais para a Educação das relações Étnico-raciais e para ensino de História e cultura afro - brasileira

A presente Resolução institui Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana, a serem observadas pelas Instituições de ensino, que atuam nos níveis e modalidades da Educação Brasileira e em especial por Instituições que desenvolvem programas de formação inicial e continuada de professores.

§ 1° As Instituições de Ensino Superior incluirão nos conteúdos de disciplinas e atividades

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com