TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estudo Conselho de Segurança das Nações Unidas

Por:   •  27/9/2021  •  Resenha  •  377 Palavras (2 Páginas)  •  130 Visualizações

Página 1 de 2

Em 2003, o Conselho de Segurança das Nações Unidas não aprovou o uso da força contra o Iraque, como queriam os Estados Unidos. No entanto, desrespeitando a decisão da ONU, os EUA invadiram o Iraque. Analise esse acontecimento a partir da afirmação de Thomas Hobbes de que "os pactos sem espada não passam de palavras sem força..."

Para Hobbes o que legitima um governo é seu monopólio legítimo da força, dessa forma um pacto entre governos só pode ser legitimado se houver um poder mantendo tal pacto de maneira em que ele não será rompido sob pena de punições. Quando o pensador diz que pactos sem espada não passam de palavras sem força ele quer dizer que sem um poder visível impondo e mantendo respeito tais acordos não passam segurança alguma para nenhuma das partes envolvidas, abrindo pretextos para que caso uma das partes perceba tal fraqueza governamental utilize-a para quebrar dito pacto, assim como o ocorrido em 2003 no Conselho de Segurança.

Os Estados Unidos representavam a única parte no acordo disposta a fazer a utilização de força contra o Iraque e por ser entre os países do Conselho de Segurança o de maior armamento bélico era entre os países com armamento o suficiente para iniciar tal investida, porém embora tenham perdido na votação, George Bush, presidente dos Estados Unidos à época decidiu dar prosseguimento à investida contra os iraquianos. Pela quebra de acordo presente é possível afirmar que ao firmarem um tratado constituído apenas por palavras e crença no respeito pela decisão da maioria há chances maiores de hora ou outra, esse acordo ser quebrado, pois não tem a presença de um poder autoritário, a espada na frase de Hobbes, para manter esse tratado em vigor.

Hobbes acredita que a igualdade entre os homens causa boa parte dos conflitos bélicos, pois o homem é capaz de lutar e enfrentar poderes maiores para atingir seus objetivos, e a ação dos Estados Unidos de atacar o Iraque mesmo depois do Conselho de Segurança da ONU ter recusado o uso da força contra o Iraque mostra que, independentemente do tratado e da decisão tomada pelo Conselho, eles por serem os mais fortes em questões bélicas, eles fazem o que bem entendem, pois pra eles os “pactos” são apenas palavras sem força.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.2 Kb)   pdf (35.4 Kb)   docx (7.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com