TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Etica, Política E Sociedade

Artigos Científicos: Etica, Política E Sociedade. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/10/2013  •  900 Palavras (4 Páginas)  •  398 Visualizações

Página 1 de 4

A definição do título deste pode-se até parecer reducionista por tratar somente do Brasil, visto que a relação entre ética e política é uma questão de ordem internacional. Entretanto, o interesse está focado e motivado pela conjuntura que hora invade todos os recantos do país. Em qualquer lugar que se vá, encontra-se alguém comentando, esbravejando ou lamentando sobre o que assiste nos meios de comunicação, sobre denúncias de políticos dos altos escalões da República, familiares e amigos envolvidos em corrupção.

O fato de está aparecendo tantas denúncias e a população encontra-se aparentemente indignada com o volume de recursos públicos envolvidos, colocam-se algumas questões para a reflexão e na busca de se encontrar alguma explicação – se caso houver. Primeiro, por que somente agora está aparecendo? Em outras épocas e governos não tiveram corrupção? E se tinham, por que não apreciam com tal intensidade? Uma possível justificativa é o desenvolvimento tecnológico, particularmente os meios de comunicação. O acesso e agilidade às informações são mais rápidos.

È uma resposta cabível, mas que ainda não explica tudo. Até porque, nos governos que antecederam o atual presidente da República, os meios de comunicação já atuavam com a toda a tecnologia disponível nos dias atuais. Uma outra explicação é que as instituições do Estado estão funcionando plenamente. Sem dúvida, é verdade. Esta complementa a primeira, mas não é ainda definitiva.

Como se pode observar através dos noticiários, aparece todo tipo de gente envolvida em negócios com empreiteiras, superfaturamento de obras e bens, pagamento de pensão alimentícia com repasse de verbas de lobistas. Operadores de partidos políticos pressionando empresário para repassar recursos para alimentar, não crianças, mas os cofres de candidatos para comprar votos nas eleições, até para o conselho tutelar! Criação de empresas fantasmas para receber verbas desviadas dos cofres públicos. Ainda mais, a Polícia Federal, através de escuta telefônica, descobre irmão e amigo de Lula operando via de tráfico de influência em benefício de negócios não tão transparentes. Sem contar que, há alguns meses, um dos filhos do presidente foi denunciado por comprar de empresa, com crescimento volumoso do patrimônio.

Em vista disso tudo, e aqui está listado somente algumas das operações da Polícia Federal e do que é amplamente noticiado pelos meios de comunicação, pode pensar: o atual governo, mesmo se tendo as maiores divergências no campo político e ideológico, não está trabalhando para abafar e impedir que os problemas venham à tona.

E aqui que parece está a junção das respostas. Nada adianta ter a tecnologia, os meios de comunicação investigando e as instituições policiais funcionando, caso não tenha uma definição política para que as diversas frentes atuem e denunciem os que forem pegos em atos tidos como ilícitos. É o que está acontecendo no país.

A população só esperneia

Diante de tudo que está ocorrendo, percebe-se que a população fica indignada, vide as manifestações na abertura dos jogos Pan-americanos. Parece que há, em geral, um sentimento de profunda discordância com o que é praticado pelas autoridades e seus asseclas. Até porque, analisando a realidade social brasileira, sem ainda discutir a questão ética, parte significativa da população encontra-se sem assistência mínima à educação, à saúde e outras necessidades básicas. Por outro lado, projetos na área social, como a reforma

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.9 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com