TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Eventos mundiais na década de 1980

Pesquisas Acadêmicas: Eventos mundiais na década de 1980. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/5/2014  •  Pesquisas Acadêmicas  •  3.755 Palavras (16 Páginas)  •  248 Visualizações

Página 1 de 16

A década de 1980, ou simplesmente década de 80, conhecida ainda como anos 80, foi o período de tempo entre 1 de janeiro de 1980 e 31 de dezembro de 1989. Foi um período bastante marcante para a história do século XX segundo o ponto de vista dos acontecimentos políticos e sociais: é eventualmente considerada como o fim da idade industrial e início da idade da informação, sendo chamada por muitos como a década perdida para a América Latina.

Índice

1 Acontecimentos mundiais

1.1 Guerras internacionais

1.2 Guerras civis e de guerrilha

1.3 Golpes

1.4 Ameaças nucleares

1.5 África

1.6 Américas

2 Fatos marcantes

2.1 Política

2.1.1 No Brasil

2.1.2 No mundo

2.2 Música

3 No Brasil

3.1 Estilos

3.2 Moda

4 Personalidades em destaque

5 Esporte

6 Cinema

7 Televisão brasileira

8 Diversão eletrônica

9 Referências

Acontecimentos mundiais

Guerras internacionais

Invasão de Granada, 1983.

Retirada soviética do Afeganistão, 1988.

Nas guerras mais notáveis da época incluem-se:

A Guerra Fria (1945–1991)

Invasão soviética do Afeganistão (1979–1989) - uma guerra travada ente a União Soviética e a Resistência Islamista Mujahideen do Afeganistão. Os mujahideen tiveram o apoio de várias fontes que incluem Estados Unidos,Arábia Saudita, Paquistão e outras nações muçulmanas, em contexto com a Guerra Fria e o conflito regional Índia-Paquistão.

Invasão de Granada (1983) - a invasão de Granada em 1983 comandada pelos Estados Unidos, desencadeada por um golpe de estado militar que depôs um breve governo revolucionários. A invasão bem sucedida levou a uma mudança de governo, mas foi controversa devido a acusações de imperialismo americano, a política de Guerra Fria, o envolvimento de Cuba, o estado instável do governo de Granada e ao status de Granada como reino da Commonwealth.

Conflito Israelo-Árabe (Princípios do século XX - presente)

Guerra do Líbano de 1982 – O Governo de Israel ordenou uma invasão como resposta à tentativa de assassinato contra o embaixador israelita no Reino Unido, Shlomo Argov, pela organização e, devido aos ataques terroristas constantes, no norte de Israel, por parte de organizações sediadas no Líbano. Depois do ataque ao OLP, assim como a forças sírias, de esquerda e muçulmanas libanesas, Israel ocupou o sul do Líbano e mais tarde cercou o OLP em Beirute ocidental, submetendo-os a um bombardeamento pesado.

A Guerra Irão-Iraque decorreu entre 1980 e 1988. O Iraque era acusado de usar armas químicas ilegais contra forças iranianas e os seus próprios dissidentes curdos. Ambos os lados sofreram inúmeras baixas, mas o pobremente equipado exército do Irão sofreu mais por isso, sendo obrigado a usar jovens de 15 anos como soldados em ataques. O Irão finalmente concordou com o armistício em 1988.

A Argentina invadiu as Ilhas Falkland (ou Ilhas Malvinas, como são conhecidas nos países de língua castelhana), desencadeando a Guerra das Malvinas. Decorreu de 2 de Abril de 1982 a 14 de Julho de 1982, entre a Argentina e o Reino Unido, sendo que as forças britânicas lutaram de modo a recuperar a possessão das ilhas. O Reino Unido saiu vitorioso desta guerra e a sua posição na cena internacional e longa e decadente reputação de potência colonial recebeu um impulso inesperado. Por outro lado, a junta militar da Argentina foi humilhada pela derrota. E o seu líder, Leopoldo Galtieri, foi deposto três dias depois do fim do conflito. Uma investigação militar conhecida como relatório Rattenbach informou, mais, recomendou, que este deveria ser executado.

Os Estados Unidos lançaram um bombardeamento aéreo sobre a Líbia em 1986, em retaliação ao apoio da líbia a ataques terroristas a pessoal dos EUA na Alemanha e na Turquia.

A Guerra de fronteira sul-africana entre a África do Sul e a aliança entre Angola, Namíbia e Zâmbia terminou em 1989, pondo um termo a trinta anos de conflito.

Os EUA estiveram comprometidos com vários conflitos, directa ou indirectamente, durante a década de 80, fosse através de alianças com vários grupos num vasto número de países da América Central e do Sul, sob o pretexto de se opor à disseminação do comunismo e de por fim ao tráfico de drogas. O governo americano auxiliou as tentativas do governo colombiano de destruir a vasta rede de tráfico ilegal de cocaína do país e apoiou o governo militar de direita na guerra civil de El Salvador, que mais tarde gerou controvérsia, depois do massacre de El Mozote a 11 de Dezembro 1981, em que paramilitares salvadorenhos, treinados pelos Estados Unidos, mataram 1000 civis. Os EUA, juntamente com membros da Organização dos Estados das Caraíbas Orientais, invadiram Granada em 1983. Em 1986 irrompeu o caso Irão-Contras, no qual figuras chave da CIA facilitaram o tráfico de armas para o Irão, que estava sujeito a um embargo internacional de armamento, para assegurar a libertação de reféns e para financiar os Contras nicaraguenses. Em Dezembro de 1989 começou uma acção militar dos EUA para derrubar o seu presidente do Panamá, Manuel Noriega.

A Batalha de Cuito Cuanavale foi parte da Guerra Civil de Angola e da Guerra de fronteira sul-africana, e deu-se de 1987 a 1988. A batalha envolveu a maior luta em África desde a Segunda Guerra Mundial, entre forças militares de Angola, Cuba (forças expedicionárias) e Namíbia, contra forças militares da África do Sul e dos dissidentes angolanos da UNITA.

A Guerra de Nagorno-Karabakh entre o Azerbaijão e a Arménia começou em 1988 e durou 6 anos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (21.5 Kb)  
Continuar por mais 15 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com