TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Exercicio Capítulo 1

Pesquisas Acadêmicas: Exercicio Capítulo 1. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  6/1/2014  •  1.748 Palavras (7 Páginas)  •  551 Visualizações

Página 1 de 7

1 – Defina os termos ‘organização’ e ‘administração’. Por que os administradores são tão importantes para o sucesso das organizações?

R – As organizações são grupos estruturados de pessoas que se juntam para alcançar objetivos comuns. Surgem como resposta à necessidade dos indivíduos de alcançar metas que, isoladamente, não conseguiriam em virtude da complexidade e da variedade das tarefas inerentes a se efetuar.

Administração é um processo que consiste na coordenação do trabalho dos membros da organização e na alocação dos recursos organizacionais para alcançar os objetivos estabelecidos de forma eficaz e eficiente.

Os administradores ou gestores são os membros que têm como função guiar as organizações de forma a alcançar seu propósito. Trabalham coordenando e dirigindo as atividades de outros.

2 – Contraste os conceitos de eficácia e eficiência. Qual é mais importante para o desempenho de uma organização?

R – A eficácia é a capacidade de realizar as atividades da organização de modo a alcançar os objetivos estabelecidos. Eficácia implica escolher os objetivos certos e conseguir atingi-los, e sua principal preocupação é com os fins.

A eficiência é a capacidade de realização das atividades da organização, minimizando a utilização dos recursos, ou seja, é a capacidade de desempenhar corretamente as tarefas. É uma medida da relação entre os resultados alcançados e os recursos consumidos. Sua principal preocupação é com os meios, isto é, com o uso econômico dos recursos organizacionais.

A eficácia assume importância decisiva no conceito de administração, já que é a chave para o sucesso da organização. Antes de focalizar a eficiência dos processos, é necessário definir os objetivos certos.

3 – Quais são as funções básicas do processo de administração? Como estas se inter-relacionam?

R – PLANEJAMENTO – consiste na especificação dos objetivos a serem atingidos, na definição das estratégias e ações que permitem alcançá-los, e no desenvolvimento de planos que integrem e coordenem as atividades da organização.

ORGANIZAÇÃO – é a função da administração que faz a distribuição das tarefas e dos recursos entre os membros da organização, define quem tem autoridade sobre quem e quando e onde devem tomar decisões. O resultado do processo de organização é a estrutura organizacional.

DIREÇÃO – está relacionada com os processos de gestão de pessoas na organização. Dirigir significa liderar, motivar e coordenar os trabalhadores no desenvolvimento de suas tarefas e atividades.

CONTROLE – é a função da administração que assegura que os objetivos estão sendo alcançados. Consiste na monitoração e na avaliação do desempenho da organização, na comparação deste com os objetivos planejados e na correção dos desvios que se verifiquem.

4 – Qual a relação entre funções da administração e o nível organizacional de um administrador?

R – O nível hierárquico influencia o trabalho e as atividades de um administrador. No entanto, isso não significa que um administrador de topo e um supervisor não desempenhem, ambos, funções de planejamento, de organização, de direção e de controle. O que acontece é que cada uma dessas funções de administração varia em termos de importância e intensidade de acordo com o nível hierárquico do gestor. À medida que se sobe na hierarquia organizacional, os administradores planejam mais e dirigem menos.

5 – Quais são as áreas funcionais da organização? Descreva cada uma delas.

R – ÁREA DE PRODUÇÃO OU DE OPERAÇÕES – A principal razão de ser de uma organização é a produção de bens ou a prestação de serviços. O sistema de operações é o conjunto de atividades e operações inter-relacionadas envolvidas na produção de bens ou prestação de serviços de uma organização, representando o modo como esta transforma os insumos em produtos ou serviços, agregando valor de forma a alcançar os objetivos organizacionais.

ÁREA COMERCIAL E DE MARKETING – está relacionada com as atividades cujo objetivo é captar e manter os clientes da organização. Seu principal foco é a satisfação do cliente, procurando influenciar seu comportamento e, assim, alcançar o propósito da organização.

ÁREA FINANCEIRA – As finanças são uma área de apoio, não estando diretamente relacionadas com a atividade principal da organização. Seu principal objetivo consiste em captar e utilizar, de maneira eficaz, os recursos financeiros de forma a alcançar os objetivos organizacionais.

ÁREA DE RECURSOS HUMANOS – A área de recursos humanos ou de gestão de pessoas tem como objetivo a administração de comportamentos individuais em função dos objetivos coletivos. Atrai, prepara e desenvolve as pessoas de forma que consigam contribuir para alcançar os objetivos organizacionais.

6 – Que papéis um administrador desempenha em uma organização? Como esses papéis variam de acordo com o nível organizacional do administrador?

R – INTERPESSOAIS – envolvem as relações dos administradores com outras pessoas, sejam membros da organização ou indivíduos e grupos externos a esta.

INFORMACIONAIS – envolvem a coleta, o processamento e a comunicação de informações e representam um dos aspectos mais importantes no trabalho de um administrador.

DECISÓRIOS – envolvem todos os eventos que implicam a tomada de decisão, considerada a essência do trabalho de um administrador. Eles estão relacionados com a forma como o administrador utiliza a informação em suas decisões.

Diversos fatores condicionam a importância que um administrador atribui a cada um desses papéis gerenciais, tais como o nível hierárquico, a área funcional, as habilidades e as competências individuais, o tipo e o tamanho da organização e as características do ambiente organizacional.

7 – Quais são as habilidades necessárias para ser um administrador? Qual é a relação entre estas e o nível em que o administrador atua na organização?

R – HABILIDADES CONCEITUAIS – estão relacionadas com a capacidade do administrador para coordenar e integrar todos os interesses e atividades de uma organização ou grupo. São estas que permitem ao administrador analisar e interpretar situações abstratas e complexas e compreender como as partes influenciam o todo.

HABILIDADES HUMANAS – dizem respeito à capacidade do administrador

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com