TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

FLUXOS POPULACIONAIS UM PROBLEMA CONTEMPORÂNEO

Por:   •  28/11/2019  •  Seminário  •  4.211 Palavras (17 Páginas)  •  222 Visualizações

Página 1 de 17

FLUXOS POPULACIONAIS UM PROBLEMA CONTEMPORÂNEO

Alícia Neumann Queiroz

Ana Luisa Scherner

Felipe Luis Portolan

Letícia Bauer

Morgana Patricia Webers Bonfanti

1 INTRODUÇÃO:

        O presente trabalho diz respeito a fluxos populacionais, mais especificamente sobre o problema que se tornou os fluxos migratórios internacionais e nacionais, além de elencar os motivos principais que levam os habitantes de um lugar ao outro.

Para ser entendível essa pesquisa, primeiramente será abordado o conceito de migração e suas diferentes classificações atualmente utilizadas.

Em seguida, farar-se-á um apanhado das migrações que aconteceram antigamente no Brasil. E logo na sequência, será exposto os fluxos migratórios que ocorrem atualmente em território brasileiro.

Após isso, será abordado especificadamente sobre as migrações internacionais e suas consequências.

Por fim, estará presente uma breve análise de como os fluxos populacionais estão acontecendo na Europa.

O método de abordagem que será utilizado no presente estudo é o dedutivo, uma vez que foram analisadas diversas teorias e informações para se chegar à análise e compreensão do que são os fluxos migratórios e de como afetam a vida cotidiana.

Os objetivos do presente trabalho consistem em explorar o conteúdo do tema Fluxos Migratórios, identificar o que é migração e quais são as que mais ocorrem, como também visualizar e analisar dados referentes ao tema supracitado.

2 MIGRAÇÃO, O QUE É?

        A migração ocorre desde os primórdios da humanidade e representa o deslocamento de pessoas entre uma localidade e outra, podendo existir nas mais diversas escalas, desde uma rua até continentes inteiros, e nas mais diversas modalidades e tipologias. As migrações, de um modo geral, sempre existiram na história da humanidade, porém se intensificaram e ganharam um novo significado com a consolidação do processo de globalização, que foi quando prevaleceram migrações para lugares economicamente mais desenvolvidos.

        Os fluxos migratórios podem ser desencadeados por vários fatores, entre eles podem ser citados como principais; os econômicos, políticos e culturais.

        As migrações são divididas amplamente em migrações internacionais e migrações internas.

        Migrações internacionais são as que ocorrem de país para país, e abrange os conceitos de imigração e de emigração.  A imigração é caracterizada pela entrada de indivíduos ou grupos, em outro país e esse termo se aplica só às pessoas que pretendem fixar residência permanente no país adotivo, participando da sua vida social. Já a emigração, é caracterizada pela saída de indivíduos ou grupos, de seu país de origem, para se estabelecer em outro. Emigrante é aquele que mudou de seu país para residir em outro. Logo percebe-se que esses conceitos variam do ponto de vista, os haitianos que vem para o Brasil por exemplo, são considerados pelos brasileiros imigrantes, mas no seu país de origem eles são ditos emigrantes.

        O grande problema das migrações internacionais é a legalidade do ato. São poucos os países que tem uma política aberta para as imigrações, o que faz com que as pessoas que chegam no país pretendido, não consigam se firmar legalmente nele, sendo clandestinos, não tendo sua nacionalidade reconhecida. Basicamente uma imigração legal significa que é permitida por lei, onde é dado permissão para o indivíduo permanecer no país. Já a imigração clandestina é feita às escondidas, sem permissão do governo, onde em qualquer momento o cidadão pode ser descoberto e deportado para o seu país de origem.

        O segundo tipo de migração ampla, é a migração interna, que diz respeito a movimentação de indivíduos dentro de um mesmo país, e é subdividido em mais categorias do que a migração internacional, apesar de ainda levar em conta os conceitos de emigração e imigração.

        São consideradas migrações internas as migrações urbana-rural, rural-urbana, urbana-urbana, pendular e sazonal.

        Migração urbana-rural é o deslocamento de pessoas do meio urbano para o meio rural. É um tipo de migração pouco comum, e que quando ocorre é em pequenos grupos, como por exemplo uma família que busca mais tranquilidade.

        Já a migração rural-urbana que também é conhecida como o êxodo rural, acontece de maneira bastante frequente, movimentando vários cidadãos. Ocorre quando pessoal do meio rural se inserem no meio urbano. Os principais motivos que causam essa migração são a industrialização, a expansão do setor terciário e a mecanização da agricultura. Ocorre que, essa migração ocasiona a superlotação das cidades, como é o exemplo de São Paulo, onde muitas pessoas provindas do interior do nordeste na década de 50 se instalaram.

        A migração pendular tem como característica principal o retorno a cidade de origem ao final de determinado período. Ocorre quando trabalhadores saem de uma cidade para trabalhar em outra, voltando ao fim do dia, ou em uma semana.

        Já a migração sazonal está ligada as estações do ano. Ocorre quando o indivíduo sai de um determinado local em uma época do ano e retorna, posteriormente, em outra época.

        O que podemos afirmar é que esse processo provoca inúmeras alterações no espaço geográfico entre os locais de origem e os locais de destino, que podem ocorrer no âmbito econômico, cultural, paisagístico e outros. A migração é uma das mais importantes formas de interação entre os povos tanto ao longo da história quanto na atualidade.

         

3 IMIGRANTES VINDOS PARA O BRASIL

A imigração no Brasil teve início em 1530 com a chegada dos colonos portugueses, que vieram para cá com o objetivo de dar início ao plantio de cana-de-açúcar. Durante todo período colonial e monárquico, a imigração portuguesa foi a mais expressiva.

Nas primeiras décadas do século XIX, imigrantes de outros países, principalmente europeus, como Alemães, Italianos e Espanhóis vieram para o Brasil em busca de melhores oportunidades de trabalho. Compravam terras e começaram a plantar para sobreviver e também vender em pequenas quantidades. Também aqueles que já tinham profissões em suas terras natais montaram seus negócios no Brasil e continuaram a trabalhar em seus afazeres.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (27.3 Kb)   pdf (161.1 Kb)   docx (29.1 Kb)  
Continuar por mais 16 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com