TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Fichamento Maquiavel

Casos: Fichamento Maquiavel. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/9/2014  •  978 Palavras (4 Páginas)  •  620 Visualizações

Página 1 de 4

WEFFORT ,Francisco C.Os Clássicos da política.14 ed.são P,2006 Paulo:Ática,2006

“(...) Maquiavélico e maquiavelismo são adjetivo e substantivo que estão tanto no discurso erudito, no debate político quanto na fala do dia a dia. Seu uso extrapola o mundo da política e habita sem nenhuma cerimônia o universo das relações privadas. (...).” (p 13).

“(...) Maquiavel discorreu sobre a liberdade, ao oferecer preciosos conselhos para sua conquista ou salvaguarda.” (p 14).

“ora apresentado como mestre da maldade, ora como conselheiro que alerta os dominados contra a tirania.” (p 14).

As desventuras de um florentino

“Maquiavel nasceu em Florença em três de maio de 1469, numa Itália “esplendorosa, mas infeliz.” (p 14).

“Neste cenário conturbado, (...) Maquiavel passou sua infância e adolescência. Sua família não era nem aristocrata, nem rica. Seu pai (...) era um estudioso das humanidades tentando se empenhado para transmitir uma aprimorada educação clássica para seu filho (...) apenas em 1498 quando já tinha 29 anos, tem-se a primeira notícia de Nicolau exercendo um cargo de destaque na vida pública.” (p 15).

“Era o ano de 152. Maquiavel foi demitido, proibido de abandonar o território florentino pelo espaço de um ano, e ficava-lhe veda doo acesso a qualquer prédio público. (...) em fevereiro de 1513 foi considerado, suspeito, acusado de tomar parte na fracassada conspiração CONTRA O GOVERNO DOS Médicos. foi por isso torturado, condenado á prisão e a pagar uma pesada multa.” (p 15).

“Maquiavel, por sua vez tenta (...) a libertação (...). Sai da prisão, mas são inúteis suas repetidas gestões para voltar para vida pública. (...) impedido de exercer sua profissão passa a morar na propriedade que herdara de seu pai e avós em Cassiano. ali inicia uma nova fase, vivendo modestamente e estudando os clássicos.” (p 16).

A verdade efetiva das coisas

“De fato, sua preocupação em todas as suas obras é o Estado.” (p 17).

“Seu ponto de partida e de chegada é a realidade concreta. (...) esta é a regra metodológica: ver e examinar a realidade tal como ela é e não como se gostaria como ela fosse. (...) O problema central de sua análise política é descobrir como pode ser resolvido o inevitável ciclo de estabilidade e caos.” (p 17-18).

“A ordem, produto necessário da política, não é natural, nem a materialização de uma vontade extraterrena e tão pouco resulta de jogos de dados do acaso.”

“(...) o autor florentino reinterpreta a questão da política.Ela é o resultado de feixe de forças,provenientes das ações concretas dos homens em sociedade(...).” (p 18)

“sua armadilha é atraente-fala do poder que todos sentem,mas não conhecem.Porém para conhecê-lo, é preciso suportar a ideia da incerteza,da contigência,de que nada é estável e que o espaço da política se constitui e é regido por mecanismos distintos dos norteiam a vida privada.”(p 18 )

Natureza humana e história

“(...) e em todos os tempos, pode-se observar a presença de traços humanos imutáveis.”( p 19)

“estes atributos negativos compõem a natureza humana e mostram que o conflito e anarquia são desdobramentos necessários dessas paixões e instintos malévolos.” (p 20)

“O poder político tem ,pois ,a origem mundana.nasce da própria” malignidade” que intríscica à natureza humana(...) aparece como única forma de enfrentar o conflito(...)” (P 20)

Anarquia X Principado e República

“(...) um fator importante social de instabilidade: a presença inevitável,em todas as sociedades.”( p 20)

“O problema político é então encontrar mecanismo s que imponham a estabilidade das relações,que sustentem uma determinada correlação de forças.” ( p 20)

“Maquiavel sugere que há basicamente duas respostas à anarquia decorrente da natureza humana e do confronto entre os grupos sociais:o Principado e a República.”( p 20)

“Assim, quando a nação encontr-se ameaçada de deteriorização(...) é necessário um

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.5 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com