TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Maquiavel Fichamento

Pesquisas Acadêmicas: Maquiavel Fichamento. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  20/10/2014  •  617 Palavras (3 Páginas)  •  626 Visualizações

Página 1 de 3

1. O Príncipe de Maquiavel, fichamento:

“Tais domínios assim recebidos são seja habituado a sujeição a um príncipe, seja livre, e são adquiridos com tropas alheias ou próprias, graças à fortuna ou à virtú.” – Capitulo I.

O príncipe para Maquiavel tende a ter fortuna ou virtú para ter domínios com êxito e estabelecer seu regime de dominação sobre um povo. Prova que esse príncipe tem condições de manter domínios, por isso é importante ele ter a fortuna ou a virtú.

“Outro remédio eficiente é organizar colônias, em alguns lugares, as quais virão a ser como grilhões impostos à província, porque isto é necessário que se faça ou deve-se lá ter muita força de armas. Não é muito que se gasta com as colônias, e sem despesa excessiva podem ser organizadas e mantidas. Os únicos que terão prejuízos com elas serão de quem se tomam os campos e as moradias para se darem aos novos habitantes.” – Capitulo III.

“Um príncipe que tenha uma cidade fortificada, e não se faça odiado, não poderá ser atacado e ainda que o fosse, o atacante retornaria de cabeça baixa. Pois as coisas do mundo são de tal modo várias que impossível seria a alguém permanecer ociosamente um ano a cercá-lo. Ao que retrucasse que o povo tem suas propriedades fora da cidade e vendo-as arder, não teria a paciência de resistir, e que o demorado assédio e o egoísmo natural dos súditos fariam com que se olvidassem do príncipe, replicaria eu que um príncipe destinado e forte superará sempre todas aquelas dificuldades, seja dando aos súditos a esperança de que o mal não se prolongará, seja fazendo-os temer a crueldade do inimigo, e destramente conservando a si os que lhe pareçam mais temerários.” – Capitulo X.

O príncipe aqui deve ter seus domínios fortificados para caso haja ataques de inimigos protegendo seus súditos e assim que prolongue o seu reinado e que seus inimigos voltem de cabeças baixas por ter sofrido a derrota.

“Afirmamos acima que é preciso que um príncipe estabeleça, sólidos fundamentos; sem isso, sua ruína é positiva. E as principais bases que os Estados possuem, novos, velhos ou mistos, são boas leis e bons princípios. E como boas leis não existem onde não há armas boas, e onde existem boas armas conveniente é que estejam boas leis, falarei apenas das armas.” – Capitulo XII.

Então o príncipe tem que ter boas as leis ou seu reinado entrará em colapso e para ter as boas leis ele precisa agradar a todos de seus domínios ou isso pode ter algo negativo então é uma boa visão de Maquiavel que o príncipes tenha em seus domínios boas leis e para garantir essas leis armas devem estar impostas para que ela seja cumprida e respeitada por todos.

“Concluo, portanto, (tornando ao assunto sobre se melhor é ser temido ou amado) que um Príncipe sábio amando os homens como quer ser amado, e sendo temido por eles como quer, deve firmar-se no que é seu e não sobre o alheio. Empenhando-se apenas em evitar o ódio, como dissemos.”

O príncipe pode ser amado ou ser temido que isso não irá interferir muito no seus domínios, ser amado irá fazer com que seu povo não se volte contra ele pois todos gostam de sua maneira de governar e isso vem de lhe grande agrado para seu reinado, ou ser temido pois se alguém se voltar contra ele medidas drásticas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com