TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Fichamento Maquiavel parte 1 de o principe

Por:   •  30/6/2015  •  Resenha  •  882 Palavras (4 Páginas)  •  764 Visualizações

Página 1 de 4

Universidade Federal de Santa Catarina UFSC[pic 1]

Campus Reitor João David Ferreira Lima Florianópolis

Curso de graduação em Direito (noturno)

Aluna: Tamara Camila Freitag

Matéria: Teoria Política

Professor: Rogério Portanova

FICHAMENTO 6 – Maquiavel

BOBBIO, Noberto. Teoria das formas de governo. Brasília. UnB. 1980.

CAPÍTULO VI

Maquiavel: Italiano famoso da época do Renascimento. Filho de pais pobres, desde cedo se interessou pelos estudos. Tornou-se um importante historiador, diplomata, poeta, músico, filósofo e político italiano.  Mais realista que os gregos, mostra a realidade de seu tempo com principados e repúblicas, diferente dos clássicos que possuem como observações das constituições das cidades helênicas.

Contexto histórico: Viveu na República Romana, que foi um Estado secular e glorioso, divido entre monarquia e república majoritariamente.

  1. Livros:

  • O príncipe: trata sobre a política militante. Faz um estudo das monarquias as divivindo-as: principados hereditários;
  • Comentário sobre a primeira década de Tito Lívio (os discorsi): trata sobre a teoria política;
  1. Formas de governo:

“Todos os governos que existem e já existiram são e foram sempre repúblicas ou monarquia.” (MAQUIAVEL apud BOBBIO, 1980, 73). Transforma a tripartição de governo aristotélico-polibiana por uma bipartição.

Platão, Aristóteles e Políbio

Maquiavel

Monarquia

Principados

Repúblicas

Aristocracia

Democracia

  • Principados = reinos
  • Repúblicas = aristocracia e democracia

Opinião de Maquiavel sobre as três formas de governo clássicas: “Para mim, todas estas formas de governo são igualmente desvantajosas: as três primeiras, porque não podem durar; as três outras, pelo princípio de corrupção que contêm”.

A diferença entre eles está na natureza da forma envolvida: o reino é a sempre a vontade de um, e a Aristocracia e a Democracia é a sempre a vontade do coletivo (mesmo possuindo diferentes formações da vontade do coletivo).

  1. Principados:

No modelo clássico também há a partição das 3 formas de governo entre boas e ruins, o que não ocorre com Maquiavel. Ele mantem o foco principalmente nos Principados, classificando-os:

Hereditários:

  • Um príncipe e seus assistentes: na qualidade de ministros, ajudam o princípe a administrar o país, agindo por sua graça e licença. Ou seja, príncipes que governam sem intermediários, cujo poder é absoluto, com a consequência que os súditos são seus "servos" - mesmo os que, por concessão graciosa do soberano, o ajudam como ministros;
  • Um príncipe e vários barões: cuja posição não se explica por um favor do soberano, mas pela antiguidade da própria família. Ou seja, príncipes que governam com a intermediação da nobreza, cujo poder é original, não depende do rei. Esta segunda espécie de príncipe tem um poder não absoluto, porque é dividido com os "barões", embora guarde uma posição preeminente.

Novos:

  • Virtude (Celebrado como fundador do Estado, protagonista do desenvolvimento histórico);
  • Fortuna;
  • Violência;
  • Consentimento dos cidadãos;

Virtude e Fortuna são antíteses. A primeira é mais duradoura e a segunda menos estável.

  1. Tirania: Verifica-se que todos são tiranos, pois se a legitimação só ocorre com o tempo (se ocorrer), num certo sentido todos são tiranos.

Boa ou má política? O que conceitua isso é a estabilidade do governo. “Penso que depende da crueldade bem ou mal empregada" (MAQUIAVEL apud BOBBIO, 1980, 78). Ou seja, desde que uma maldade tenha sido feita para a estabilidade do governo, ela é válida.  A partir desse raciocínio, fica evidente o famigerado princípio maquiavélico de que "o fim justifica os meios". Qual o fim de um príncipe? Manter o poder. Desde que o mantenha, é válida sua atitude. Crueldades más empregadas são aqueles que ao invés de diminuírem ao longo do tempo, só aumentam.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.1 Kb)   pdf (125.1 Kb)   docx (31.6 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com