TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Fichamento Revolução Mexicana

Por:   •  22/4/2019  •  Resenha  •  503 Palavras (3 Páginas)  •  267 Visualizações

Página 1 de 3

Fichamento: Revolução Mexicana

A Revolução Mexicana tem como importante atenção em questão de acontecimento latino-americano do século XX, pois foi a primeira revolução de grande punho social do século abordando questões como, da terra e dos camponeses, assuntos em relação ao autoritarismo político, conflitos étnicos, entre outros. No entanto, o começo desse movimento se dá de inicio com o governo autoritário de Porfirio Díaz, que durante o seu governo o país teve um processo acelerado de modernização e crescimento econômico, tendo como fator de produção econômica a exportação que era viável para os Estados Unidos que era o principal importador das mercadorias mexicanas. Assim também, a situação social com os camponeses era bastante difícil e já é de se entender a partir daí como se dá os motivos pela revolução, os camponeses estavam perdendo as suas terras, e o primeiro golpe assim dizer foi contra essas comunidades com a Lei Lerdo que proibia a coletividade da propriedade da terra.

Sendo assim, no governo de Porfirio se intensificou a legalização da propriedade privada, com também as chamadas lei de colonização dos baldios em que era a devolução das terras para o Estado e poucas terras nas mãos de proprietários. Desse modo, fica fácil de perceber o começo da revolução e também da participação camponesa nesse movimento, tendo de fato a revolução começado a partir de uma questão política-eleitoral. Em que se deu através do processo de reeleição de Porfirio Díaz, e assim surgiu Francisco Madero disputando a eleição, porém antes mesmo das eleições em 1910 Madero foi acusado de rebelião e assim foi preso, como Porfirio foi reeleito. Porém, Francisco fez um programa Plano de San Luis que tinha como chamada em derrubar o governo de Díaz.

Além disso, posteriormente surge Emiliano Zapata que lutava pelos camponeses onde tinha comando do Exercito Libertador do sul. Porém, com Madero no poder decidiu que os exércitos fossem desarmados, só que Zapata se recusou já que os objetivos da sua causa não tinham sido alcançados e assim em 25 de novembro de 1911, surgiu o plano de Ayla que considerava o governo de Madero traidor em relação as causas dos camponeses. Ademais, surge no poder Huerta em fevereiro de 1913 por um golpe, e esse novo governo representava a contrarrevolução, um governo autoritário. Assim, surgiu também Pancho Villa que organizou um exercito popular a Divisão do Norte e outro foi Carranza, que também não aceitou o novo governo e organizou um exército chamado de Constitucionalista e em 1914 venceu as forças de Huerta. Diante disse, depois da derrota de Huerta começou uma nova disputa pelo poder entre esses grupos, os de Villa se radicalizaram e em relação a reforma agrária, os zaparistas não abriam mão das comunidades camponesas e indígenas e os carranza pretendia ser presidente de um país coeso.

Por outro lado, a consequência da Revolução Mexicana foi a Constituição de 1917, em que abrira a possibilidade de atender às reivindicações camponesas e a promover a reforma agrária, os direitos trabalhistas passaram a estar garantidos pela lei.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.1 Kb)   pdf (50 Kb)   docx (7.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com