TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Filsofos Na Politica

Artigo: Filsofos Na Politica. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/8/2014  •  1.141 Palavras (5 Páginas)  •  177 Visualizações

Página 1 de 5

TALES DE MILETO

Primeiro filósofo ocidental, viveu aproximadamente 500 anos antes de Cristo, foi o filósofo da natureza, que primeiro associou a água à vida. Seria injusto, não dedicarmos uma reverência à ele. Realmente é fantástica (dado o período em que viveu) a sua dedução de que todas as sementes que formarão uma nova vida (de plantas ou animais) são úmidas e as coisas mortas são secas e sem água.

Parte Histórica

Tales de Mileto é considerado o primeiro filósofo da história e o fundador da Matemática moderna. Apesar dos historiadores não saberem muito a seu respeito, é bem provável que ele tenha passado um longo período de sua vida no Egito e na Babilônia. Com os egípcios, Tales teria entrado em contato com os primeiros elementos da Geometria e com os babilônicos teria aprendido Astronomia.

Esses conhecimentos iniciais foram de fundamental importância nas formulações e indagações teóricas que ele viria a fazer depois. Na esfera da Filosofia, Tales se contrapôs à mitologia e indagou a origem do universo; na Mmatemática, investigou aspectos da natureza, questionou e elaborou teoremas acerca das propriedades matemáticas presentes nos números e nas figuras. Ele também teria formulado teoremas de fundamental importância para a Geometria e realizado um feito inédito: calculou a medida das pirâmides através de suas sombras.

Além disso, foi o fundador da Escola Jônica. Considerava a água como sendo a origem de todas as coisas, e seus seguidores, embora discordassem quanto à “substância primordial” (que constituía a essência do universo), concordavam com ele no que dizia respeito à existência de um “princípio único" para essa natureza primordial.

Entre os principais discípulos de Tales de Mileto merecem destaque: Anaxímenes que dizia ser o "ar" a substância primária; e Anaximandro, para quem os mundos eram infinitos em sua perpétua inter-relação.

Contribuições para a filosofia

Diferente dos gregos antigos, Tales de Mileto foi o primeiro a rejeitar a visão religiosa sobre os componentes da natureza serem sagrados, como o Sol, os planetas e a Lua. Ele não acreditava que esses elementos eram deuses que deveriam ser reverenciados. Para Tales, a água era o elemento mais importante. Foi considerado um monista ao crer que tudo era constituído por uma substância primordial, para ele a água. O filósofo acreditava que toda a vida seria originada da água, embora seus discípulos discordassem de tal pensamento. Estes apenas concordavam apenas no que dizia respeito à existência de um princípio único para a natureza primordial. Experiências inovadoras como magnetismo fizeram parte dos descobrimentos de Tales. O magnetismo era algo que gerava bastante curiosidade na época. Ele foi o primeiro homem a explicar o eclipse solar ao verificar que a Lua é iluminada pelo Sol.

Contribuições para a Matemática

Proclo, Laércio e Plutano atribuem a Tales não só a transplantação de conhecimentos matemáticos do Egipto para a Grécia, mas ainda à descoberta de várias proposições isoladas relativas às paralelas, aos triângulos e às propriedades do círculo, não apresentando nenhuma sequência lógica, mas com demonstrações dedutivas. Poderá dizer-se que Tales deu a essas matemáticas uma característica que se conserva até hoje, o conceito de "demonstração ou prova". Vamos enunciar algumas proposições de Tales.

Proposição: Os triângulos equiângulos têm os seus lados proporcionais (Euc.vI.4, ou vI.2).

É uma proposição de grande importância, que Tales utilizou na determinação da altura da pirâmide Quéope. Quando Tales de Mileto, cerca de seiscentos anos antes do nascimento de Cristo, se encontrava no Egipto, foi-lhe pedido por um mensageiro do faraó, o nome do soberano, que calculasse a altura da pirâmide Quéope. Tales apoiou-se a uma vara espetada perpendicularmente ao chão e esperou que a sombra tivesse comprimento igual ao da vara. Disse então a um colaborador:

"Vai mede depressa a sombra: o seu comprimento é igual á altura da pirâmide"

Tales, para ser rigoroso, deveria ter dito para adicionar à sombra da pirâmide metade do lado da base desta, porque a pirâmide tem uma base larga, que rouba uma parte da sombra que teria se tivesse a forma de um pau direito e fino; pode acontecer que o tenha dito, ainda que a lenda não refira.

Os triângulos são semelhantes porque têm dois ângulos iguais:

então, os lados são proporcionais:

logo:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.1 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com