TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Função da Direção de Arte

Por:   •  25/10/2016  •  Ensaio  •  1.334 Palavras (6 Páginas)  •  290 Visualizações

Página 1 de 6

Função da Direção de arte

No cinema a função deste profissional que realiza a concepção visual de um filme, planejando as cores, os espaços e os ambientes das cenas. Dirigindo cenógrafos, figurinistas, maquiadores e atores com o intuito de garantir a uniformidade e a qualidade das cenas. Objetos de cena, para a ambientação geral e tudo o mais que é usado para concretizar uma história é considerado trabalho para o diretor de arte. Quanto melhor a harmonia entre esses elementos e o roteiro, maior a chance de o filme ser bem-sucedido.

O diretor de arte é o responsável pela credibilidade dos cenários e ambientes de um filme. Escolhendo os mais variados locais onde se podem filmar as cenas de um filme e, de forma geral, podem ser internos ou externos, conforme estejam sob a luz solar ou a luz de um estúdio. Deve trabalhar em harmonia com os diretores de cena e fotografia na realização de cada cena.

Escolher um ambiente ideal para cada cena do filme pode parecer, a princípio, uma tarefa simples. No entanto, muitos detalhes devem ser previstos pelo diretor de arte para que ele possa orientar o cenário.

Este profissional é responsável por caracterizar um filme, tento uma grande responsabilidade narrativa do filme, pois cabe a ele a escolha do local, principalmente no caso de haver pouco orçamento, pois nem sempre será possível alterar as características locais ou mesmo construir cenários ou partes deles. Junto a isso, o figurino também deve se adequar ao orçamento.

Diretores de Arte e influência

O cinema é fortemente um exemplo completo sobre a manifestação artística, reunindo diversos pilares artísticos e interpretações fantásticas de atores geniais. Mas nada seria possível se não fosse os diretores. São eles que, apesar de estar atrás das câmeras, analisa, interpreta, orienta, organiza cenários e figurinos utilizando os mais diversos recursos. O diretor de arte sem dúvida é um dos principais de todos, pois o mesmo é que faz acontecer as gravações, organizando cada detalhe que dará vida e sentido ao filme. Alguns profissionais como: Cedric Gibbons, Edwin Willis, Lyle Wheeler, Sam Comer, Richard Day, Hugh Hunt, Roland Anderson e Stuart Reiss. Esses, dentre muitos outros professionais, encarregados de criar os cenários, roupas, maquiagens e produtos originais capazes de trazer uma grandeza ainda maior para o filme, principalmente através dos detalhes. Se não fosse estes, os filmes poderiam não ser a fuga da realidade que as vezes buscamos

Ideias propostas pela direção de arte

Com base em tudo isso, para a produção de nosso curta “ O Castelo de Lara”, buscamos com referência a série bates motel que é uma serie de suspense psicológico, que também ocorre nos anos 70, que em todo seu enredo traz consigo características bem rebuscadas daquela época, o mesmo que queremos transmitir para o curta, cenários bem retro, tons terrosos e frios. Esta série foi baseada no filme norte-americano psicose, que tem o gênero de suspense/horror.

Porque essa referência? A BEELD que é um estúdio de design norte americano, tem feito um competente trabalho direção de arte na série, algo que pertentemos aproveitar fazendo um equilíbrio entre a contemporaneidade (a história se passa em dias atuais) e o passado (Psicose é de 1960). Assim, ao mesmo tempo em que temos aparelhos celulares e músicas atuais, temos também toda uma estética vintage, clássica, como em roupas e até mesmo nos carros, alguns tão antigos que mais parecem sair de um filme da década de 20.

Completando este cenário, também buscamos como referências a cartela de cor do filme “A morte do demônio” um outro filme de suspense/horror que traz um lado mais sombrio e escuro nas cenas. Os tons são terrosos com características bem retro, utilizando-as nos moveis e objetos das cenas internas da casa de Lara. Dando também uma contribuição a direção de fotografia que irá seguir o mesmo estilo.

A tomada da faixada da casa, buscamos um estilo bem retro e que se parecesse com um castelo para consolidar o nome do curta “O castelo de Lara”, e também deixando um clima maior de suspense. Para esta cena será utilizada uma casa do centro de Vitória, fazendo como um ponto de referência.

Para a cena da escada, procuramos uma de madeira, mais rustica e que também ajuda a deixar o ambiente bem mais próximo daquela época, já que terá um papel importante para o gênero do curta, esta escada se encontra a um corredor e que também será utilizado para a filmagem de outra cena.

Para as filmagens internas dos quartos, sala, cozinha e banheiro. Conseguimos uma casa já com alguns moveis, onde precisaremos ambienta-la de acordo com a ideia proposta do curta.

A sala contará com abajur, uma manta no sofá, telefone, televisão, porta retrato (com fotos da família), tapete, cortina e entre outros objetos. A proposta é deixar a casa bem aconchegante e ao mesmo tempo sombria tragos pelas cores dos objetos e a época que será montada.

Na cozinha, Aparelho de jantar, xicaras para chá (em porcelana), jarra de plástico, cesta de fruta, toalha de mesa, jogo de talheres, panelas de inox, armários e entre outros. Ajudará ambientar ainda mais o local, por suas características, já que naquela época era muito utilizado, e claro não esquecendo o equilíbrio da contemporaneidade com detalhes de objetos elétricos como uma cafeteira e até mesmo a geladeira. A proposta é focar o máximo possível em um ângulo que deixe subtendido o local, como mostra a cena dois.

O quarto de Alberto o pai, precisará de um Jogo de cama, abajur, relógio antigo, livros, pantufa, porta retrato,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.5 Kb)   pdf (82.2 Kb)   docx (13.8 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com