TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Fórum De Conteúdo Cap. 1 Ao 5. 1)Discuta As Origens Do Conceito De Cidadania E Política. 2)Estabeleça A Diferença Entre Liberalismo E Absolutismo. 3)Discuta Quais Os Desafios Da Cidadania Na Contemporaneidade, Fazendo Referência Aos Três Direito

Monografias: Fórum De Conteúdo Cap. 1 Ao 5. 1)Discuta As Origens Do Conceito De Cidadania E Política. 2)Estabeleça A Diferença Entre Liberalismo E Absolutismo. 3)Discuta Quais Os Desafios Da Cidadania Na Contemporaneidade, Fazendo Referência Aos Três Direito. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  20/3/2015  •  379 Palavras (2 Páginas)  •  717 Visualizações

Página 1 de 2

1)Discuta as origens do conceito de cidadania e política.

R. As configurações conceituais clássicas, a partir da concepção do Estado Moderno, por volta do século XVIII, envolvem a ideia de um conjunto de três grupos de direitos, os sociais, civis e políticos (Marshall, 1967). Essa perspectiva transformou-se no principal parâmetro de compreensão da cidadania e o seu processo histórico de desenvolvimento. O termo política é derivado do grego antigo πολιτεία (politeía), que indicava todos os procedimentos relativos à pólis, ou cidade-Estado. Por extensão, poderia significar tanto cidade-estado, quanto sociedade, comunidade, coletividade e outras definições referente a vida urbana.

2)Estabeleça a diferença entre liberalismo e absolutismo.

R. O liberalismo é uma teoria idealizada por Adam Smith onde o Estado não deve interferir na economia. É resumido pela frase 'laissez faire, laissez passer' (deixai fazer, deixai passar). O Absolutismo é uma forma de governo adotada por diversas potências européias nos séculos XVI, XVII e XVIII. Consiste em um governo centralizado e também hereditário. O grande símbolo do Absolutismo foi o monarca francês Luís XIV, conhecido como Rei-Sol, que afirmava ser o próprio Estado. Além disso, o Liberalismo, bem como o Neo liberalismo influenciou na Revolução Inglesa (ou Gloriosa) e na queda do Absolutismo, principalmente na Inglaterra.

3)Discuta quais os desafios da cidadania na contemporaneidade, fazendo referência aos três direitos básicos da cidadania, bem como ao Estado ao “Welfare State” ou Estado de bem estar.

R. A palavra cidadania substituiu a palavra ‘povo’ na retórica política. No entanto, a associação entre democracia representativa e direitos sociais, incluindo as desigualdades econômicas e sociais, é difusa (Carvalho, 2008). Ainda que permaneçam traços de relações sociais e políticas baseadas em práticas clientelistas, grupos sociais organizam-se e passam a pressionar o Estado na defesa de suas reivindações. As instâncias participativas desenvolvidas na década de 1990 representam uma maneira para que a sociedade expresse as condições necessárias para a efetivação da cidadania. E o centro dessa complexa situação está na questão social. Portanto, a definição dos direitos expressa na Constituição está associada a uma mudança nos processos da gestão pública. Se as tradicionais características clientelista e patrimonialista ainda persistem, também são ampliadas medidas e legislações no sentido de proporcionar mais transparência e democratização. O impacto dessa situação na cidadania está vinculado à busca em desenvolver ações que propiciem desenvolvimento econômico e social.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com