TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

GESTÃO URBANA

Artigos Científicos: GESTÃO URBANA. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  7/10/2013  •  3.109 Palavras (13 Páginas)  •  428 Visualizações

Página 1 de 13

UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP

CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÃNCIA

Curso Superior Tecnologia em Gestão Pública

ATIVIDADE PRÁTICA SUPERVISIONADA

DISCIPLINA: GESTÃO URBANA E DE SERVIÇO PÚBLICOS

Profª. Rosimeire Farias

INTRODUÇÃO

Natal é um município brasileiro, fundada no ano de 1599, as margens do Rio Potengi, e é a capital do estado do Rio Grande do Norte. Pertence à Mesorregião do Leste Potiguar e à Microrregião de Natal. Com uma área de 167, 263 km², é a segunda capital brasileira com a menor área territorial. A Região Metropolitana de Natal tem 1.385.186 pessoas, de acordo com a 2º estimativa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), referente à quantidade de habitantes até o dia 1º de julho de 2012.

O bairro onde realizamos nossa pesquisa é o de Lagoa Nova, em Natal, onde fica situada a Universidade Federal do Rio Grande do Norte e, um dos departamentos da UFRN é o DAS, a Divisão de Assistência a Saúde, divisão esta em que resolvemos fazer nosso estudo. O setor é bem centralizado, de fácil acesso, com ruas pavimentadas e o nível da população que tem acesso aos serviços, são servidores, dependentes e estudantes residentes. Aberto ao público de maneira geral está o serviço de imunização, realizando um trabalho em parceria entre a prefeitura e a Universidade. A Prefeitura cede todos os insumos, e a Universidade cede a parte física e os funcionários.

O Departamento de Assistência ao Servidor faz parte da Pró-Reitoria de Recursos Humanos e é responsável pelo desenvolvimento de ações e programas que visam à promoção da saúde do servidor. Estas ações são desenvolvidas através de suas Três (03) Divisões e da Unidade Educacional Infantil.

• D.S.o - Divisão de Assistência Social

• D.S.a - Divisão de Assistência à Saúde

• DHSMT - Divisão de Higiene, Segurança e Medicina do Trabalho

• U.E.I - Unidade Educacional Infantil

À Divisão de Assistência a Saúde compete:

• Planejar, dirigir, coordenar as ações visando assistir ao servidor da UFRN, que não possua plano de saúde, no que se refere à atenção à saúde ainda de caráter preventiva, seus dependentes, e estudantes procedentes do interior do estado, de outros estados e de outros países, moradores na Residência Universitária.

• Realizar estudos no sentido de dotar a UFRN de um Plano de Assistência ao Servidor;

• Realizar estudos no âmbito da UFRN no sentido de identificar a existência de ações desfavoráveis à saúde do servidor, propondo medidas que permitam prevenir doenças relacionadas com a prática profissional.

• Realizar visita domiciliar com equipe multiprofissional

• Propor e coordenar programas de assistência à saúde do trabalhador da UFRN e convênios.

• Proceder ao acompanhamento de servidores acometidos de problemas de saúde, e realizar os devidos encaminhamentos.

• Desenvolver programas de educação sanitária junto aos servidores da UFRN.

• Elaborar e atualizar normas técnicas e rotinas de funcionamento relativos a divisão.

• -Promover extensão das ações de atenção à saúde através dos programas.

• Desenvolver ações de vigilância epidemiológica de controle de doenças transmissíveis e relacionada ao trabalho.

• Numero de pessoas atendidas (Média mensal de 1200 servidores).

• Numero de funcionários envolvidos (4 Médicos, 6 Odontólogos, 2 Enfermeiros, 12 Técnicos em Enfermagem, além da chefia do departamento, composta por 04 membros: Diretor, vice-Diretor, Coordenadora e Chefia direta de Enfermagem ).

• Verba destinada (Não obtivemos essa informação).

Elaboramos um plano de estratégia situacional no setor de trabalho no Departamento de Assistência ao Servidor – DAS, para disciplina “Gestão Urbana e de Serviços Públicos”. Resolvemos nos reunir com os servidores do DAS, utilizado o questionário como forma de obtenção da coleta de dados, aplicamos as seguintes perguntas aos funcionários: “Cite um problema que ocorre no serviço do DAS, e em que o Departamento precisa melhorar. Como voce avalia este serviço? As instalações, equipamentos e outros suprimentos são suficientes para a prestação dos serviços oferecidos? Voce gosta de trabalhar neste setor?.

As informações obtidas através dos formulários nos levaram a ver que o maior problema é a falta de comunicação.

PROBLEMAS

Este departamento está voltado para o desenvolvimento de planos e programas visando à promoção da saúde do servidor, dentro de uma perspectiva mais ampla, engloba a assistência médica, a assistência social e a higiene e segurança do trabalho. A Divisão de Assistência a Saúde compete planejar, dirigir, coordenar as ações visando assistir ao servidor, dependente e estudante da Residência Universitária da UFRN, e a população em geral quanto ao setor de Imunização, no que se refere à atenção à saúde ainda de caráter preventivo.

TRATAMENTO DOS DADOS PESQUISADOS

Realizamos um questionário com servidores do quadro efetivo do DAS, para podermos qualificar e quantificar os problemas relacionados ao setor. A análise do estudo nos revelou que em 43% dos entrevistados são do sexo masculino, (três funcionários) e 57% são do sexo feminino, (quatro funcionárias), o grau de escolaridade entre os entrevistados mostra que do total de 03 pessoas, 43% cursaram o 2° grau, 14% dos entrevistados, 01 pessoa, possui curso superior incompleto; 43%, 03 pessoas, possuem curso superior completo.

As idades dos entrevistados variam de 20 a 50 anos. Com o percentual de 57%, 04 pessoas, têm idade entre 20 e 40 anos; 03 pessoas, 43%, têm idade entre 40 e 50 anos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (21.1 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com