TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gestao Publica

Tese: Gestao Publica. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  19/12/2014  •  Tese  •  792 Palavras (4 Páginas)  •  218 Visualizações

Página 1 de 4

1: Talvez o maior problema considerado como “estado decoisas” na grande maioria dos ambientes de trabalho seria a questão do lixo. Em meu local de trabalho não é diferente... De cara, verifiquei que o lixo produzido é simplesmente descartado sem nenhumtratamento, sem nenhuma coleta seletiva, haja visto o significativo grau de consumo, especialmente de papel e plástico (copos descartáveis), sendo que realmente nada é reciclado ou reutilizado noambiente de trabalho. Assim, considero a questão do lixo como um “estado de coisas” justamente por tal fato já existir a muitos anos, o que é prejudicial do ponto de vista ambiental, não sendonecessariamente um “problema político” (mas deveria ser...) em face de que as autoridades, tanto no próprio ambiente de trabalho, quanto na esfera de governança municipal não vejo mobilização frente a uma tentativade modificar essa questão.

Considero o tema um “estado de coisas, pois incomoda, gera insatisfação, tem custo e degrada o meio ambiente, mas não chega a ser um problema político ainda.Para que o problema do lixo fosse levado mais a sério e de fato a reciclagem do lixo fosse obrigatória em todo o país, e virasse um problema político e entrasse na agenda governamental serianecessário: Mobilização política formada por ações coletivas de atores individuais estrategicamente situados; Constitua uma situação de crise, catástrofe ou calamidade publica; Constitua uma situação de oportunidade na qual algum ator relevante perceba as vantagens a serem obtidas com a solução daquele problema.

2: O Programa Bolsa Família é um programa deadiamento direto e renda com condicionalidades onde beneficia as famílias que não possuem condições, ou seja, de extrema pobreza, sendo assim esteprograma tem como objetivo erradicar esta extremapobreza, onde a população possa ser mais vulnerável à fome, conquistando dignidade e cidadania.

O programa é fundamentado em três tamanhos que sãoeficientes à superação da fome e da pobreza:

1- apromoção do alívio próximo a pobreza, por meio da mudança direta de renda à família;

2- o apoio ao exercício de direitos sociais básicos os quaisnas áreas de Saúde e Educação, que diante da realizaçãodas condicionalidades, contribuindo assim para que as famílias possam romper o ciclo da pobreza entre gerações;

3- A Coordenação dos programascomplementares, apresentam objetivos desenvolvidospara as famílias, uma maneira que esses beneficiários da Bolsa Família consigam superar esta situação de vulnerabilidade e pobreza. São exemplos deprogramas complementares: programas de família detrabalho e renda, de alfabetização de adultos, fornecendo registro civil e demais documentos.

Analisando o programa pode identificar os seguintesissues:

Atender aos princípios sociais de justiça nosmunicípios onde a economia dos pobres passe pela adoção de uma renda básica universal como o Bolsa Família.

Refletir a propósito de que as questõesdo Programa Bolsa Família, bem como as políticassociais determinantes de processos de eliminação ou admissão social podem ser políticas sociais compensatórias ou emancipa tórias.

3: Uma política que acompanhei durante a minha graduação foi o Programa Universidade

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.4 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com