TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gestão Da Qualidade - Atividade Dissertativa: Case China

Trabalho Universitário: Gestão Da Qualidade - Atividade Dissertativa: Case China. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  1/11/2013  •  330 Palavras (2 Páginas)  •  670 Visualizações

Página 1 de 2

A qualidade está intimamente ligada a uma realidade de mercado. No Japão, a qualidade surgiu em função da necessidade de se aproveitar, de forma eficaz, os poucos recursos disponíveis, tanto de matéria prima como de infraestrutura, logo após a Segunda Guerra Mundial. O Japão passou de fornecedor de produtos de baixa qualidade (durabilidade e robustez), mas com baixo preço, para produtos de alto conteúdo de tecnologia, com preços competitivos. Discorra sobre as semelhanças e diferenças do caminho seguido pela China, no que diz respeito a evolução da qualidade, a disponibilidade de recursos e as políticas gerais que conduzem o processo de aumento da qualidade da produção chinesa.

Desde 1976 com a abertura econômica da China, e a decisão de se tornar uma plataforma de exportação conduziu seus produtos a possuírem uma qualidade inferior e a preços baixíssimos, devido não só a baixa qualidade do material utilizado na produção, mas também ao baixo custo mão de obra, que além de ser barato não possuía nenhum preparo treinamento, motivação ou estudo. Ao contrario do Japão, que apesar de no inicio não possuir produtos de grande qualidade, por meio de suas características culturais, que visam a continua melhora de tudo o que fazem, criou técnicas e métodos para tornar seus produtos de qualidade e competitivos. Porém a China nos últimos vinte anos, se tornou uma grande potencia econômica, conseguindo tirar 300 milhões de pessoas da pobreza e conseguintemente aumentando o poder de consumo de suas famílias que também contribuem para desenvolvimento interno. Contudo a politica econômica mundial estando sempre em mudanças, os consumidores mundiais e os internos chineses passarão a não só procura preço, mas a exigir um padrão de qualidade mais elevado, fazendo com que a China passasse a fabricante de produtos baratos para produtos cada vez mais sofisticação e qualidade. Sendo assim a China pode se tornar até 2030 a maior economia mundial, devido ao seu desenvolvimento populacional e fabril que gera a capacidade de produzir mais e melhor com custo reduzido.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com