TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gestão Publica

Artigo: Gestão Publica. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/10/2013  •  343 Palavras (2 Páginas)  •  419 Visualizações

Página 1 de 2

Gestão Publica

Quando se refere em administração publica ou políticas publicas, temos em mente um assunto complicado, isto por que estamos nos referindo a questão políticas e morais presentes e ausentes na sociedade moderna.

Toda vez que se relaciona assuntos ligados ao governo, a chave presente em nossas mãos é uma questão complicada, pois sabemos que assuntos governamentais são tratados com dificuldade em nosso país, principalmente quando temos em mão campanhas de âmbito nacional que requerem debates e apoios.

A gestão de campanhas como em questão a do Detran-RS requer um olhar diferente, não podemos olhar apenas como cidadãos receptores da campanha, mas sim como gestores, que tem em interesse algo que afeta o público, assim sendo, deve-se voltar o olhar para as duas dimensões abrangidas.

Gestão pública é o termo que designa um campo de conhecimento de trabalhos relacionados às organizações cuja missão seja de interesse público ou afete este.

O gestor publico é responsável por planejar e assessorar processos deliberativos, coordenar ações e avaliar programas de políticas publicas em organizações, sejam elas estatais, nacionais ou internacionais.

• Conceito de Gestão Pública

O termo Gestão Pública aplicado à Administração pode ser conceituado como um processo administrativo tipificado em seis etapas: planejamento, programação, orçamentação, execução, controle e avaliação das políticas públicas que vise à concretização de políticas públicas, direta ou indiretamente, por uma entidade publica ou privada, constitui-se em Gestão Pública.

Esse conceito interage com a definição do Ato de Administrar, dito a mais de meio século por Fayol , como sendo as funções administrativas de Prever, Organizar, Comandar, Coordenar e Controlar, podendo identificar uma analogia entre os retratados por Fayol e os atuais princípios fundamentais do Decreto-lei 200/67.

Fayol, ao Definir a Previsão, como visualização do futuro, avaliação e aprovisionamento em função dele, e a Organização, como instrumento na constituição de um duplo organismo material e social da Entidade, deixou evidente a existência de uma relação de seus ensinamentos básicos com o Planejamento, Programação e Orçamentação. Analogamente, tanto Prever e Organizar como Planejar, Programar e Orçar visam a um adequado funcionamento das entidades, sejam elas públicas ou privadas.”

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com