TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gestão Publica

Trabalho Universitário: Gestão Publica. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/4/2014  •  1.214 Palavras (5 Páginas)  •  286 Visualizações

Página 1 de 5

Disciplina: Políticas Públicas

Curso: Gestão Pública

Professor:

Nome do aluno: Wanderley Rocha

Data:

Orientações:

 Procure o professor sempre que tiver dúvidas.

 Entregue a atividade no prazo estipulado.

 Esta atividade é obrigatória e fará parte da sua média final.

 Encaminhe a atividade via Espaço UnisulVirtual de Aprendizagem (EVA).

1. Para compreendermos a organização do Estado e sua relação com a sociedade precisamos nos fundamentar nos autores clássicos e modernos, pois eles trazem grandes contribuições para a análise da sociedade. Quanto às formas de governo, sabemos que existem três tipologias clássicas fundamentadas no pensamento de: Aristóteles, Maquiavel e Montesquieu. Considerando a contribuição desses autores construa suas reflexões: (2,5 pontos)

a) Apresente a contribuição de cada um dos pensadores destacados, descrevendo como eles definem as formas de governo.

Resposta: As formas de governo para Aristóteles, elas são definidas segundo o numero de governantes.

Monarquia, Governo de um , e que degenera em tirania.

Aristocracia, governo de poucos e que degenera em oligarquia.

Democracia, governo de muitos.

Maquiavel, que viveu na época do estado absolutista , de certa maneria referenda as formas clássicas de governo . Faz a sua explicação e critica , apenas dividindo- as em :

Monarquia , governo de um;

Republica , governo de um coletivo conforme regras da maioria e que pode assumir a forma aristocrática( modelo romano) ou democrática (modelo grego).

Montesquieu, defendia três modelos de especie de governos : republicano , monárquico e o despótico , a natureza de cada governo para Montesquieu é aquilo que faz ser como é.

O governo republicano é aquele em que o povo, ou parte dele, governa.

A monarquia , quando um homem governa segundo sua leis fixas e estabelecidas, sendo assim, “ Príncipe é a fonte de todo poder politico civil”

O despotismo, quando há um governo sem leis e sem regras, decidindo tudo com base em seu desejo.”Um homem cujos os cinco sentidos dizem incessantemente que ele é tudo e os outros nada são, é naturalmente preguiçoso, ignorante e coluptuoso.

b) Com base na reflexão conceitual dos autores, analise a realidade brasileira, enfatizando sua forma de governo.

Resposta: Podemos perceber que o brasil é uma republica federativa constitucional presidencialista , forma de escolha por plebiscito em 1993.

O governo esta se compõe em três poderes : Executivo, Legislativo e o judiciário. O chefe do poder executivo que acumula as funções de chefe de estado e chefe de governo, que é o Presidente da republica.

A democracia , é um regime de governo no qual o poder de tomar decisões importantes está na mão do povo direta e indiretamente na mão dos representantes.

2. No Brasil pós-constituição de 1988, dada a sua elaboração em um momento histórico de ampla (re)democratização em que vivia a sociedade política no nosso país, temos um caráter bastante social democrata, no sentido das garantias dos direitos sociais conferidos à população brasileira, na nossa Carta Magna. Se por um lado, a social democracia tem sido constitucionalmente um norte das políticas sociais a serem executadas no país, por outro, a conjuntura política dos governos assume forte influência da concepção do Estado Neoliberal, privilegiando o poder econômico e os interesses de mercado, em detrimento de políticas públicas.

Diante da afirmação acima e considerando a realidade brasileira, faça uma análise da efetividade das políticas públicas nestes últimos anos, em especial as políticas públicas sociais, dentre elas: saúde, educação, assistência, habitação. Construa argumentos destacando se elas têm contribuído ou não para melhorar o cenário de desigualdades sociais e de acesso aos direitos fundamentais de toda a população que deseja e necessita acessar serviços públicos. Responda esta questão por meio de um texto dissertativo, que tenha entre 10 e 15 linhas (2,5 pontos)

Resposta: A politica no Brasil tem demostrado uma realidade de extremamente conturbada e complexa, das perspectivas esperadas pela nossa sociedade em contraponto à visão tradicional de desenvolvimento ocasionado por diversos fatores que contribuem:

A falta de comprometimento dos nossos governantes legais, que foram escolhidos governar o nosso País, nos últimos anos na qual o representante não assume a função a qual é indicado deixando a administração pública a merces de políticos corruptos e pessoas mal intencionadas que se aproveitam de cargos públicos nomeados para fazerem desses grandes cabides de emprego que atualmente

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.1 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com