TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gestão Publica

Pesquisas Acadêmicas: Gestão Publica. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/5/2014  •  3.712 Palavras (15 Páginas)  •  414 Visualizações

Página 1 de 15

A ORGANIZAÇÃO COMO UM AMBIENTE VIVO: A INFLUÊNCIA DAS RELAÇÕES HUMANAS NO AMBIETE DE TRABALHO

Alagoinhas

2014

RENILTON DOS SANTOS SOUZA

A ORGANIZAÇÃO COMO UM AMBIENTE VIVO: A INFLUÊNCIA DAS RELAÇÕES HUMANAS NO AMBIETE DE TRABALHO

Trabalho apresentado ao Curso de Tecnologia em Gestão Pública da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para as disciplinas de Contabilidade Pública; Gestão de Custos no Setor Público;Finanças Públicas e Auditoria e Controle no Setor Público;Planejamento Governamental; Seminário III.

Prof. Vania de Almeida Machado; Valdeci Araújo Silva; Fábio Rogério Proença; Isis Carolina Vicente;

Alagoinhas

2014

SUMÁRIO

1. RESUMO ................................................................................................... 04

2. AS RELAÇÕES DE TRABALHO ................................................................ 05

3. ESTUDO DE CASO ...................................................................................... 07

4. CONSIDERAÇÕES FINAIS........................................................................12

5. REFERÊNCIAS ........................................................................................ 15

6. ANEXOS ................................................................................................. 16

7. FIGURA 1 E 2 ................................................................................................ 17

GENTILEZA OU ASSÉDIO: CONFLITOS DE GÊNERO E DE RAÇA NAS RELAÇÕES DE TRABALHO . ELABORADO POR ANA PAULA PINTO DAMASCENO (2011).

RESUMO

Comportamentos inadequados ou trabalho ineficiente não podem passar despercebidos pelas organizações. Esses problemas podem ser resultados de conflitos, bem como podem causar conflitos. Embora evidenciem ambientes colaborativos que refletem interesses coletivos, Chiavenato (2003, p. 99) afirma que, no fundo, “as organizações existem para alcançar objetivos que as pessoas isoladamente não conseguem alcançar”. Elas são, dessa forma, entidades compostas pela união de pessoas com interesses particulares distintos que se socializam para alcançar suas metas e objetivos particulares. Neste sentido, vale lembrar que para a eficiência dos trabalhos organizacionais de determinada empresa seja pública ou privada deve haver as relações humanas sendo elas ações e atitudes desenvolvidas pelos contatos entre pessoas e grupos. Os indivíduos dentro da organização participam de grupos sociais e mantêm-se uma constante interação social. Relações Humanas são as ações e atitudes desenvolvidas pelos contatos entre pessoas e grupos. Cada indivíduo é uma personalidade diferenciada que influi no comportamento e atitudes uns dos outros com quem mantém contatos. É decisivo para o administrador conhecer as necessidades dos trabalhadores, pois permitirá ao administrador melhorar as relações de trabalho e a qualidade de vida no interior da organização. A motivação nas organizações baseia-se na execução de atividades exercidas e condicionadas pelo esforço como meio de atingir uma necessidade de caráter individual de modo a corresponder aos objetivos pessoais conjugando fatores como necessidade, esforço e objetivo de forma a desempenhar tarefas reguladas pelas mesmas. As relações humanas ocorrem em decorrência do processo de interação. Em situações de trabalho, compartilhadas por duas ou mais pessoas, há atividades a serem executadas, bem como interações e sentimentos recomendados: comunicação, cooperação, respeito, amizade. Se faz mister procurar ver vários ângulos ou aspectos da mesma situação e atuar de forma diferenciada, não-rotineira, experimentando novas condutas percebidas como alternativas de ação. Desta forma, este trabalho tende a mostrar de forma simples, porém com coesão as relações humanas e interpessoais no trabalho, a partir de conflitos entre gênero e raça, e o uso inadequado da ética, por via da inserção da mulher no mercado de trabalho.

Palavras - chave: Relações. Trabalho. Conflitos.

O PAPEL DO LÍDER NAS RELAÇÕES DE TRABALHO

“Aquele que nos combate fortalece nossos nervos e aguça nossas habilidades. Nosso oponente é nosso colaborador”.

Edmund Burke.

A liderança é um fenômeno social presente em todos os grupos sociais. O líder deve ajudar o grupo a atingir os seus objetivos e a satisfazer as suas necessidades. Um aspecto importante da liderança é existir um fluxo de comunicação interativo entre os diferentes escalões hierárquicos.

Só assim os chefes e os administradores poderão ter uma imagem do que realmente se passa no serviço público– conhecimento fundamental para qualquer tomada de decisões. Para quem dirige uma organização é essencial conhecer os grupos informais que aí existem e a comunicação que se estabelece no seu interior.

Segundo French e Raven o líder encerra em si vários tipos de poderes que no seu conjunto contribuem para a adaptação do seu estilo de liderança ao tipo de equipes e às circunstâncias. Mais do que capacidades técnicas, o líder deve ter capacidade de se relacionar com os grupos e motivar os participantes.

Sendo assim, os líderes devem tomam o controle e permitir que as coisas aconteçam, sendo que, uma liderança eficaz energiza uma empresa maximizando a sua contribuição para o bem-estar de seus membros e da sociedade da qual faz parte.

É importante frisar que para o sucesso da liderança, se faz necessário entusiasmo, auto-estima e idéias entre os liderados, fomento da comunicação entre os colaboradores, sendo o líder o centro de uma eficaz tomada de decisão, integrando

...

Baixar como (para membros premium)  txt (24.8 Kb)  
Continuar por mais 14 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com