TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gestão Publica

Casos: Gestão Publica. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/5/2014  •  1.348 Palavras (6 Páginas)  •  289 Visualizações

Página 1 de 6

CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM GESTÃO PÚBLICA

1º SEMESTRE

AILSON ROBSON DE MATOS RA 5560123306

ANTONIO LAZARO BENTO RA 6706322471

CARLA HELENO BENTO MARQUES RA 6581324719

ROBSON MANOEL RA 6924380353

ROSEMIR CARDOSO DOS SANTOS RA 6506273663

COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL

PROFESSOR EAD (INSERIR NOME COMPLETO)

TUTOR PRESENCIAL (JOSÉ ROBERTO

TUTOR A DISTÂNCIA ANDRÉ LUÍS NEGRETTO FLORINDO

CIDADE/UF

2013

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO 3

1. CONCEITO DE COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL 4

2. A VELOCIDADE E O EFEITO DAS MUDANÇAS NAS ORGANIZAÇÕES 5

3. AS PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS DE UMA EQUIPE 6

4. CONCEPÇÕES DE EFICIÊNCIA, EFICÁCIA E COMUNICAÇÃO 0

CONSIDERAÇÕES FINAIS 0

REFERÊNCIAS 0

INTRODUÇÃO

A história do servidor público

Na Roma Antiga, os Servidores do Estado, os que fundamentalmente pelas qualidades morais, representavam a Polis, (cidade), eram investidos de certa autoridade. Tal condição, compreensivelmente, produzia a cobiça e a inveja dos não eleitos, quer pelo reconhecimento social conquistado, quer pelos inerentes privilégios dela decorrentes.

No Brasil, o funcionário público fez-se presente desde seu descobrimento. Pero Vaz de Caminha, os Governadores Gerais e os Juízes são exemplos de funcionários públicos.

O serviço público no Brasil teve origem em 1808, com a chegada de D. João VI e sua família real, além das centenas de funcionários, criados, assessores e pessoas ligadas à corte portuguesa que vieram com ele e se instalaram no rio de Janeiro. A partir daí é que se iniciou o processo de tomada de consciência da importância do trabalho administrativo, diante da necessidade de promover o desenvolvimento da então colônia, de acordo com a diplomacia real.

Proclamada a independência o Brasil virou império, depois republica e, ao longo da historia politica do país, sempre estavam presentes os Funcionários Públicos, ajudando a administrar a maquina que impulsiona o desenvolvimento da nação brasileira. É ao trabalhador da administração pública que compete executar as ações que movimentam os serviços básicos e essenciais de que necessitam os cidadãos em suas relações com o Estado Brasileiro. O Estado não pode, por exemplo, criar uma lei, quem o faz é o deputado, o vereador ou o senador; não pode recolher o lixo da rua, para isso precisa do lixeiro; não pode dar aulas, para isso precisa do professor e assim por diante. Em termos gerais, portanto, o funcionário é aquele profissional que trabalha diretamente para o governo federal, estadual ou municipal.

Um dos primeiros documentos consolidando as normas referentes aos funcionários públicos foi o Decreto 1.713 de 28 de outubro de 1939. Por esse motivo, no ano de 1.943, o Presidente Getúlio Vargas institui o dia 28 de outubro como o dia do Funcionário Público. Em 11 de dezembro de 1.990, veio a Lei 8.112, que alterou grande parte das disposições do Decreto-Lei 1.713/39 e substituiu o termo funcionário público por servidor público e passou a ser considerado o novo Estatuto dos Servidores Públicos Civis da União. Esta lei inovou por englobar os também Servidores Públicos Civis das autarquias e das fundações públicas federais, entes pertencentes à administração pública indireta, mas que realizam atividades típicas da administração, prestando serviços públicos – as fundações públicas também podem exercer poder de policia administrativo.

A partir de 1990 o país começou a implementar politicas de ajuste e reestruturação do setor público. Esta reestruturação resultou em medidas restritivas sobre o emprego público, especialmente em nível federal, com as demissões de funcionários públicos não-estáveis, a limitação de novas contratações, o incentivo à aposentadoria, a terceirização de serviços, o plano de demissão voluntária. Todas essas medidas, aparentemente, tinham como objetivo a contenção de despesas e a “moralização” do setor público, mas vale observar que os cortes indiscriminado de pessoal resultaram em prejuízo para a execução de atividades –fim como educação e saúde, o que consequentemente interferiu na qualidade dos serviços públicos essenciais prestados à população.

1. CONCEITO DE COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL

Comportamento organizacional, nada mais é que, o estudo das atitudes e hábitos dos indivíduos e seus efeitos no ambiente de uma empresa, visto que cada uma possui cultura e estrutura organizacional própria. Algumas conseguem influenciar o mundo todo por sua ousadia, inovação, qualidade e atitudes, levando funcionários com perfis de liderança a uma trajetória de sucesso. Muitas vezes simplesmente pelo designer dos produtos que oferece, viram tendências mundiais no modo de gerir pessoas buscar resultados e se transformar em referencias. (caso da APLE junto aos jovens do mundo todo).

É necessário se levar em conta, as diferenças do ser humano, considerar situações distintas e reações, assim como, o ambiente, personalidade, cultura e o meio em que o individuo vive.

Pode-se dizer, então que o comportamento organizacional é um campo de estudo que auxilia a prever, explicar e compreender comportamentos nas organizações, através das percepções do meio social e dos outros. s informações colhidas são devidamente organizadas e relacionadas aos afetos positivos e negativos, situação que de forma favorável ou desfavorável predispõe com relação a pessoas, objetos e situações. Essa predisposição é chamada de atitude.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.2 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com