TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Guerra Fria Geopolítica e Relações Internacionais

Por:   •  23/9/2018  •  Trabalho acadêmico  •  598 Palavras (3 Páginas)  •  241 Visualizações

Página 1 de 3

Tarefa - Da Guerra Fria a Nova Ordem Mundial

CURSO: Bacharelado em Administração – Formação Específica em Comércio Exterior

        

ATIVIDADE ACADÊMICA: Geopolítica e Relações Internacionais

Nome: Marina Kirsch Ohlweiler

Escrevam um texto resumindo o processo da Guerra Fria e como se deu este encaminhamento para uma Nova Ordem Mundial. Utilizem o material de consulta, mas busquem realizar uma análise do processo e deste encaminhamento que se deu mundialmente.

O termo “Nova Ordem Mundial” tem sido usado para se referir a qualquer novo período da história, que evidencie uma mudança dramática no pensamento político mundial e também no equilíbrio do poder. Apesar de diversas interpretações desse termo, ele pode ser associado à noção ideológica de governança global apenas no sentido de novos esforços coletivos para identificar, compreender ou resolver problemas mundiais que vão muito além da capacidade de resolução de cada nação individualmente.

A mais ampla discussão a respeito deste termo, veio ao final da Guerra Fria. Os presidentes Mikhail Gorbachev e George Bush, utilizaram este termo para tentar definir a natureza da era Pós-Guerra Fria e o espirito de grande cooperação de poder, que eles esperavam que se materializasse. Infelizmente, no entanto, o fim da Guerra Fria só criou mais instabilidade, mais desafios de segurança e mais fontes de conflito internacional. Por outro lado, também criou oportunidades extraordinárias para resolver muitos problemas resultantes da tensão inerente a um sistema mundial bipolar.

Quando, no início da década de 1990, o cientista político americano Francis Fukuyama chamou o fim da guerra fria de "fim da história", poucos inicialmente pensaram em desafiar essa ideia. Logo ficou claro, no entanto, que em vez de "o fim da história" estávamos realmente lidando com "um retorno à história", ou seja, um renascimento das fontes tradicionais e históricas de tensão e conflito internacional.

Então acredita-se que este é o diagnóstico geral. A terapia de longo alcance deve ser a criação de uma nova ordem mundial. Isso significa definir as tendências econômicas, tecnológicas, militares e sociopolíticas a longo prazo, que decidirão a forma das futuras relações internacionais. Inclui todas as dramáticas transformações que estão ocorrendo como resultado do fim da Guerra Fria - a desintegração do sistema mundial bipolar e a cooperação, em vez de confronto entre adversários ideológicos recentes. O termo "nova ordem mundial" abrange também o emergente sistema internacional e a necessidade de criar um novo equilíbrio de poder, bem como novas estruturas.

A nova ordem mundial também significa um papel mais elevado para a diplomacia e as técnicas diplomáticas de resolução de conflitos internacionais. Significa mudar a ênfase: dos militares aos métodos diplomáticos. A redução de armas continuará a ser um componente importante da nova agenda da ordem mundial.

Os políticos aparentam estar estão tão ocupados com os assuntos do dia-a-dia que se esqueceram das gerações futuras. A ambiciosa tarefa de formular uma nova ordem para o futuro é aguardar uma pessoa, um grupo ou um país que possa elevá-lo em termos intelectuais e políticos e dar-lhe uma dimensão internacional. A questão é viva e urgente.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.9 Kb)   pdf (117.1 Kb)   docx (17.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com