TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Guerra fria e descolonização

Por:   •  29/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  945 Palavras (4 Páginas)  •  240 Visualizações

Página 1 de 4

A guerra fria e as descolonizações.

   A Guerra Fria tem início logo após a Segunda Guerra Mundial, pois os Estados Unidos e a União Soviética vão disputar a hegemonia política, econômica e militar no mundo. A União Soviética possuía um sistema socialista, baseado na economia planificada, partido único (Partido Comunista). Já os Estados unidos, a outra potência mundial, defendia a expansão do sistema capitalista, baseado na economia de mercado, sistema democrático e propriedade privada. Na segunda metade da década de 1940 até 1989, estas duas potências tentaram implantar em outros países os seus sistemas políticos e econômicos. A definição para a expressão guerra fria é de um conflito que aconteceu apenas no campo ideológico, não ocorrendo um embate militar declarado e direto entre Estados Unidos e URSS. Até mesmo porque, estes dois países estavam armados com centenas de mísseis nucleares. Um conflito armado direto significaria o fim dos dois países e, provavelmente, da vida no planeta Terra. Porém ambos acabaram alimentando conflitos em outros países como, por exemplo, na Coreia e no Vietnam.
   Na verdade, uma expressão explica muito bem este período: a existência da Paz Armada. As duas potências envolveram-se numa corrida de armamentos, espalhando exércitos e armamentos em seus territórios e nos países aliados. Enquanto houvesse um equilíbrio bélico entre as duas potências, a paz estaria garantida, pois haveria o medo do ataque inimigo.

   Nesta época, formaram-se dois blocos militares, cujo objetivo era defender os interesses militares dos países membros. A OTAN - Organização do Tratado do Atlântico Norte (surgiu em abril de 1949) era liderada pelos Estados Unidos e tinha suas bases nos países membros, principalmente na Europa Ocidental. O Pacto de Varsóvia era comandado pela União Soviética e defendia militarmente os países socialistas. Após a Segunda Guerra, a Alemanha foi dividida em duas áreas de ocupação entre os países vencedores. A República Democrática da Alemanha, com capital em Berlim, ficou sendo zona de influência soviética e, portanto, socialista. A República Federal da Alemanha, com capital em Bonn (parte capitalista), ficou sob a influência dos países capitalistas. A cidade de Berlim foi dividida entre as quatro forças que venceram a guerra: URSS, EUA, França e Inglaterra. Em 1961 foi levantado o Muro de Berlim, para dividir a cidade em duas partes: uma capitalista e outra socialista.

   A falta de democracia, o atraso econômico e a crise nas repúblicas soviéticas acabaram por acelerar a crise do socialismo no final da década de 1980. Em 1989 cai o Muro de Berlim e as duas Alemanhas são reunificadas. No começo da década de 1990, o então presidente da União Soviética Gorbachev começou a acelerar o fim do socialismo naquele país e nos aliados. Com reformas econômicas, acordos com os EUA e mudanças políticas, o sistema foi se enfraquecendo. Era o fim de um período de embates políticos, ideológicos e militares. O capitalismo vitorioso, aos poucos, iria sendo implantado nos países socialistas. " A bipolarização, expressa na Guerra Fria, foi rompida desde a década de 1950, quando rupturas no bloco Socalista, como foi o caso da antiga Iugoslávia,( 1948-1955) e da China ( 1958-1962 ), evidenciavam uma tendência à multipolarização. No bloco Capitalista também ocorreram rupturas, em destaque a França De Gaulle".

  As colónias foram fontes muito importantes de riqueza, era lá que se davam as trocas de mercadorias que iriam permitir o grande empreendimento industrial. O crescimento do capitalismo financeiro permitiu aos grandes banqueiros e donos industriais perceber que as colónias eram uma importante fonte de crescimento de capital. Por outro lado estas colónias ricas em pedras preciosas e metais riquissimos permitiam uma acumulação de riqueza que permitia o desenvolver do capitalismo financeiro. O investimeento em redes ferroviarias e em emprestimos públicos era elevado. O Capitalismo financeiro começou a crescer e a desenvolver-se até aos dias de hojé. Inicialmente com a 1ºguerra mundial, que vinha servir de aviso para preparar a independência dos países mandatários, e mais tarde com a segunda guerra mundial os países europeus perderam condições quer de dominio militar, quer de manter o domínio económico das suas colónias. A luta desenfreada por territorios de domínio Asiatico e africano gerou grandes conflitos de interesses relativamnete ao capitalismo financeiro. Este era agora o objectivo das grandes guerras, descolonizar para facilitar o capitalismo financeiro.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.1 Kb)   pdf (83.5 Kb)   docx (12.2 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com