TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Hierarquia e mobilidade social

Relatório de pesquisa: Hierarquia e mobilidade social. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  19/9/2014  •  Relatório de pesquisa  •  322 Palavras (2 Páginas)  •  322 Visualizações

Página 1 de 2

1- Explique o que é hierarquia e mobilidade social.

2- Como ocorre a exclusão e inclusão social.

3- Estabeleça uma relação entre a fome e o coronelismo na república velha no Brasil.

4- Faça uma pesquisa sobre os seguintes índices: PNAB e IDH e como eles mostram as desigualdades sociais.

1- Hierarquia social são os níveis e posições de cada indivíduo dentro de uma sociedade. A hierarquia social faz com que as pessoas sejam divididas em grupos, de acordo com uma estrutura, entre as classes mais ricas, a classe média e as classes mais baixas. Já por mobilidade social entende-se toda a passagem de um indivíduo ou de um grupo de uma posição social para outra, dentro de uma constelação de grupos e de status sociais. É o conceito que estuda a mudança de posição do indivíduo na sociedade.

2- A exclusão social pode ser definida como uma combinação de falta de meios económicos, de isolamento social e de acesso limitado aos direitos sociais e civis; trata-se de um conceito relativo dentro de qualquer sociedade particular e representa uma acumulação progressiva de factores sociais e económicos ao longo do tempo. Os factores que podem contribuir para a exclusão social são os problemas laborais, os padrões de educação e de vida, a saúde, a nacionalidade, a toxicodependência, a desigualdade sexual e a violência. A exclusão social é um conceito multidimensional e exprime-se em diferentes níveis (ambiental, cultural, económico, político e social), sendo frequentemente cumulativa, ou seja, compreendendo vários deles ou mesmo todos.

A inclusão social é efetivada por meio de políticas públicas, que além de oficializar, devem viabilizar a inserção dos indivíduos aos meios sociais. Para isso, é necessário que sejam estabelecidos padrões de acessibilidade nos diferentes espaços (escolas, empresas, serviços públicos), assim como é necessário o investimento em formação inicial e continuada dos profissionais envolvidos no processo de inclusão, principalmente dos professores.

3- No inicio do período republicano no Brasil, vigorou um sistema conhecido popularmente como coronelismo que

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com