TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Psicologia social e mobilidade urbana

Por:   •  21/8/2015  •  Trabalho acadêmico  •  491 Palavras (2 Páginas)  •  641 Visualizações

Página 1 de 2

EXERCÍCIO DOMICILIAR

PSICOLOGIA AMBIENTAL E MOBILIDADE HUMANA

Baseando-se na literatura indicada, deverá propor um projeto de intervenção em psicologia do trânsito, no âmbito da educação, com focos nos conceitos da psicologia ambiental, especialmente, o affordance.

Projeto: Diante de pesquisa pessoal em horário escolar, foi observado número significativo de acidentes/atropelamento em estudante infantil, em horário de entrada/saída no perímetro escolar, devido travessia fora da faixa de pedestre.

Proposta: Forçar uma equipe multidisciplinar em parceria com Prefeitura Municipal de “P.....” na implantação campanhas e medidas intercessoras de educação no transito e conscientização de estudantes da necessidade de travessia em faixa de pedestre, como também dos condutores que circulam neste raio em questão.

Objetivo: O objetivo deste é educar e conscientizar os estudantes menores e condutores de sua relação motorista e pedestre diante da faixa de travessia, como também diminuição do número de acidentes em área escolar, contribuindo assim para os condutores munícipes e estudantes o desempenho de seu papel como cidadão.

Publico Alvo: Alunos de faixa etária 06 a 14 anos de uma determinada escola municipal e condutores do raio escolar.

Como e quando ocorrerão as atividades: Como psicóloga perita do transito foi feito uma parceria com a Prefeitura Municipal que disponibilizara guardas municipais em horários de entradas e saídas de alunos nas escolas municipais.

Intervenção:

  • Por meio de profissionais da área do transito em parceria com psicólogos e equipe multidisciplinar, oferecer treinamento teórico e prático aos guardas municipais, com o objetivo de instruí-los a colaborarem de maneira adequada o momento de travessia os estudantes em horário de entrada/saída das escolas.
  • Promover palestras, seminários de forma lúdica aos alunos e professores referente as escolas envolvidas no projeto.
  • Promover campanhas por meio de faixas, panfletos aos condutores no momento da paralisação do transito para a travessia dos menores.
  • Após o período de treinamento, os guardas municipais capacitados, apenas farão o monitoramento da travessia em dias úteis, proporcionando assim a conscientização e educação dos menores estudantes e condutores que trafegam na região.
  • Seguindo para o um terceiro momento, após o bom desempenho, sugere-se que o monitoramento dos guardas municipais, seja efetuado em dias alternados, para simples averiguação, orientação e acompanhamento do desenvolvimento do projeto.

Impacto Esperado/Desdobramento: Proporcionar que os menores estudantes e condutores, conscientizem-se do respeito mútuo pela vida, exercendo assim o papel de cidadão. Frente ao desenvolvimento e resultados obtidos positivamente no período das atividades propostas nas áreas restritas às escolas municipais, propõem-se a ampliação do projeto para outras áreas do município como região central frente a bancos, hospitais, empresas entre outros e maior fluxo de pedestre.

Relevância: Por meio de dados estatísticos fornecido pelo Departamento de Transito perceber se houve uma mudança significativa do comportamento de pedestres e condutores e no mesmo período de atividade a redução de acidentes e atropelamentos nas regiões monitoradas, como também fornecido pela secretaria da educação e escolas um feedback em relação aos resultados no ambiente escolar e no comportamento mais consciente dos alunos e familiares, referente ao espaço físico e maior percepção dos cenários físicos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.6 Kb)   pdf (86.1 Kb)   docx (11.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com