TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Hobbes

Seminário: Hobbes. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/11/2013  •  Seminário  •  803 Palavras (4 Páginas)  •  263 Visualizações

Página 1 de 4

1) Para Hobbes qual é o fim ultimo do Estado?

Para Hobbes, a restrição sobre os homens que o Estado traz serve para cuidar da própria conservação deles e fornecê-los uma vida mais satisfatória. Pois, sem essa restrição, as paixões naturais, inerentes a todos os homens, manteria-os na mísera condição de guerra.

2) Por que Hobbes menciona que as leis da natureza não são respeitadas por si mesmas?

Porque, segundo Hobbes, as leis da natureza são contrárias às paixões naturais dos homens e não possuem um poder visível capaz de os manter em respeito. Desta forma, não há proteção para os homens contra ele mesmos.

3) O que é necessário para assegurar a segurança dos homens?

A união de uma força quantitativamente grande e ideologicamente una, representante de um poder comum e que não seja engessada no tempo.

4) Qual a comparação que Hobbes traçou entre a convivência de certas criaturas e a convivência dos homens. O que o autor pretendeu demonstrar com essa comparação?

Hobbes comparou o homem em sociedade com as abelhas e as formigas. Desta forma, ele tentou traçar um quadro comparativo entre tais para explicar a dificuldade que há nos homens em estabelecerem um poder comum, já que suas características são conflitantes e um obstáculo pra se alcançar, naturalmente, este poder. Sendo assim, é necessária a criação de um pacto entre eles, um contrato social.

5) Na opinião de Hobbes qual é a única maneira de se reduzir as diversas vontades dos homens em uma só vontade?

Para Hobbes é só através de uma representatividade que os homens conseguem unificar suas vontades. Portanto, toda a força e poder de toda a sociedade deve ser conferida a apenas um homem ou a uma assembleia de homens. Assim, todos submeteriam suas vontades à vontade do representante.

6) Qual é a definição de Estado, segundo Hobbes?

A multidão pessoas compactuadas umas com as outras, representada por uma só pessoa é o que Hobbes define como Estado.

7) Quem são os súditos e o soberano, segundo Hobbes?

Os súditos são todas as pessoas subordinadas e compactuadas à essa única vontade que por sua vez, é soberana, representando então o poder soberano, o Estado.

8) Como pode ser adquirido o poder soberano?

O poder soberano pode ser adquirido de duas maneiras: Através do poder de fato, conhecido como Estado por aquisição, que advém do poder natural, o qual faz uso da força e ocorre com a submissão e sujeição dos outros à sua autoridade e vontade, ou através do Estado político, que é quando os homens concordam de livre vontade em submeterem-se a essa vontade de um homem só ou de uma assembleia de homens. Por si sós eles compactuam e aceitam a subordinação às vontades deste ente representativo.

9) Cite um trecho ou uma frase que você concorda com o autor. Descreva o motivo da concordância.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.3 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com