TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

IMPOSTO SOBRE RENDA

Relatório de pesquisa: IMPOSTO SOBRE RENDA. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/11/2014  •  Relatório de pesquisa  •  281 Palavras (2 Páginas)  •  332 Visualizações

Página 1 de 2

IMPOSTO DE RENDA

Um dos principais tributos brasileiros, o imposto de renda é cobrado de pessoas físicas e jurídicas de acordo com alíquotas e faixas diferentes conforme cada contribuinte, as quais são reajustadas todos os anos. Os valores provenientes do imposto de renda são repassados para os cofres públicos. Imposto de renda significa o valor anual descontado do rendimento do trabalhador ou da empresa e entregue ao governo federal, sendo que a porcentagem de desconto é fixada pelo governo de cada país onde é aplicado tal imposto.

O imposto pago pelo trabalhador é denominado IRPF (Imposto de Renda sobre Pessoa Física) e a declaração anual comprovativa dos rendimentos é denominada DIRPF (Declaração de Ajuste Anual). A apresentação dessa declaração é obrigatória a todos os trabalhadores que possuem rendimento superior ao valor mínimo definido pelo governo.

O órgão responsável pela recolha do imposto de renda no Brasil é a Receita Federal. No site desse órgão é possível encontrar todos os documentos e softwares necessários para elaboração da declaração de imposto de renda. A Receita Federal é também responsável pelo cruzamento das informações prestadas pelos contribuintes para verificação da veracidade.

Quando se fala em restituição de imposto de renda significa que o trabalhador irá receber um determinado valor após o balanço feito entre rendimento anual e despesas com saúde, educação, etc. IRPJ (Imposto de Renda sobre Pessoa Jurídica) é o nome do imposto pago pelas empresas.

CURIOSIDADES

O leão ruge pela primeira vez em 1979 com uma campanha publicitária para divulgar o Programa Imposto de renda, a escolha do leão se deu devido as seguintes características:

• É o rei dos animais, mas não ataca sem avisar;

• É justo;

• É leal;

• É manso, mas não é bobo.

Disponível em www.receita.fazenda.gov.br/Memoria/irpf/curiosidades/curiosidades.asp. Acesso

30.Out.2014.

Disponivel em http://www.significados.com.br/imposto-d

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com