TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ideia Da Europa

Trabalho Escolar: Ideia Da Europa. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  1/11/2014  •  213 Palavras (1 Páginas)  •  293 Visualizações

2. Tal com o autor do excerto expressa um pouco mais acima, na mesma página (p.35), existe uma certa ambiguidade no sentimento dos europeus para com a Ásia. Expliquem e comentem.

Anthony Pagden, The Idea of Europe

Na leitura que fiz ao trabalho referido, parece-me que o sentimento de ambiguidade que os Europeus tem em relação ao continente Asiático reflete a história enquadrada entre os dois. Ou seja, desde a ligação geográfica (Euroásia), até às constantes conquistas e relações comerciais da Idade Média, inclusivamente o próprio nome do nosso continente originado no nome de uma princesa asiática, existe de facto uma relação muito próxima e uma história conjunta. Inclusivamente heranças científicas e de engenharia que os muçulmanos nos deixaram nas suas conquistas.

Ora estas particularidades, umas pelas vantagens (conhecimento, tecnologias, história etc) deixam-nos uma sensação de relação próxima entre os dois continentes, no que diz respeito às desvantagens, sentimentos menos simpáticos, terão a ver com as diversas guerras existentes ao longo da nossa história, assim como pelo antagonismo entre as diferentes religiões.

A Europa, tanto na sua história como geográficamente, tem estado sempre ligada ao continente Asiático.

Desde a história da princesa asiática, Europa, que veio a dar o nome ao nosso continente, assim como às diversas conquista

Como é referido por Anthony Pagden, The Idea of Europe

...

Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com