TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Imigração Síria no Brasil

Por:   •  29/5/2016  •  Resenha  •  1.437 Palavras (6 Páginas)  •  295 Visualizações

Página 1 de 6

A imigração Síria no brasil começou no século XIX, com incentivo de D. Pedro II, fugindo da crise em seu país. Eles não recebiam nenhuma ajuda para viajar, compravam as passagens e chegavam sem ter onde ficar, muitos tentaram ir para os Estados Unidos, mas não conseguiam entrar por serem analfabetos e por questões de saúde, então vieram para o Brasil onde não encontraram dificuldades para entrar no país.

Em São Paulo escolheram a região do mercado municipal para ficar, pois era um lugar barato para viver, como não tinham muito dinheiro e não conseguiam comprar terras eles começaram a trabalhar como mascates e com o tempo abriram suas lojas e armarinhos na região da 25 de Março, conforme iam ganhando dinheiro deixavam de morar em cima de suas lojas e compravam casas em outras regiões de São Paulo, como Paraíso e Vila Mariana.

Com o passar do tempo os comerciantes foram se dispersando e se fixando também no bairro do Brás, pois o aluguel na 25 de Março estava ficando mais caro e então as fábricas e industrias foram instaladas nesse bairro que tinha aluguel mais barato, com a chegada dos italianos que começaram a trabalhar e então ele se transformou em um bairro de italianos. Algum tempo depois com novos imigrantes chegando nessa região, como bolivianos que trabalhavam nas fabricas, os árabes que antes moravam por lá e haviam deixado o bairro pelo avanço das industrias que transformavam em um lugar caótico e difícil de morar, voltaram para trabalhar com fabricas de calça jeans. Atualmente eles são donos de imóveis na região e acabam alugando seus espaços para os coreanos e chineses, poucos permaneceram com suas lojas.

Os primeiros sírios que vieram para o Brasil estavam fugindo da opressão turca, da perseguição religiosa e problemas socioeconômicos, tinham a motivação de enriquecer e voltar para seu país com uma condição melhor de vida. Muitos possuíam passaporte da Turquia e quando chegavam aqui eram chamados de turcos. Dos árabes que vieram para o Brasil nesta época, 40% se fixaram em São Paulo. A maioria dos imigrantes eram homens solteiros que queriam fazer dinheiro e voltar para casa.

Atualmente existem muitos conflitos acontecendo na região da Síria, esses conflitos começaram em 2011 com uma insatisfação com o governo ditatorial, uma onda de manifestação chamada de “primavera árabe” se instalou em vários países árabes por meio da internet. No começo as manifestações eram pacíficas, mas com a repressão do governo e os ataques aos manifestantes, começou uma guerra civil entre eles.

Tentando fugir dos conflitos, muitos Sírios estão deixando seu pais indo para outros lugares, como não são muito bem recebidos em países da Europa, muitos estão vindo para o Brasil. Diferentemente dos primeiros imigrantes que conseguiram se estabelecer bem por aqui, os novos imigrantes refugiados, sofrem para conseguir melhorar de vida.

Enquanto alguns países europeus estão dificultando a entrada de sírios no pais, o Brasil tem facilitado a concessão de vistos, transformando o Brasil em uma boa opção para as famílias refugiadas, e além disso, o fato de ter uma grande colônia de sírios vivendo aqui, contribui para a escolha do Brasil como sua nova casa. E quando estão aqui a comunidade Síria tenta ajudar a melhorar a situação deles

Por mais que a entrada no pais tenha sido facilitada, a vida aqui não é fácil, muitos não conseguem empregos ou lugar para morar. Alguns grupos conseguiram refúgio em mesquitas e apoio de grupos sem teto, mas encontram dificuldades para arrumar empregos e chegam com pouco dinheiro para viver aqui, pois o custo da viagem é muito alto. Além dessas dificuldades, eles ainda sofrem com a diferença do idioma e muitas vezes não conseguem validar os seus diplomas. Mesmo com tantos contratempos os refugiados ainda acham o brasil uma melhor opção, pois aqui é mais seguro para eles do que outros países.

Para conseguir algum dinheiro muitos trabalham vendendo pratos típicos de seus países.

Os conflitos estão acontecendo desde 2011, com tanto tempo em guerra, o pais está sendo todo destruído e repartido por ideais políticos e religiosos, e além da guerra alguns grupos terroristas também realizam ataques no país. Com medo de serem pegos, os moradores estão procurando refúgios pelo mundo.

Muitos refugiados que chegam aqui relatam que suas casas foram bombardeadas ou que ataques aconteceram perto de suas casas, sem contar as pessoas que perderam seus parentes e conhecidos. Sabendo da dificuldade que vão encontrar indo para europa e com medo do que pode acontecer no caminho, muitos vão em barcos com uma situação precária que acabam afundando e morrendo. Eles juntam suas economias e vem para o Brasil, que tem uma reputação de aceitar bem imigrantes, mas o governo não oferece nenhuma ajuda para eles conseguirem sobreviver. Com o dinheiro que ganham aqui, tem que pagar aluguel, comprar coisas de necessidade básica e ainda pagar o dinheiro que pegaram emprestado para vir para cá.

Mesmo com tantas dificuldades, eles preferem estar aqui do que em um pais praticamente destruído onde não sabem se vão continuar vivos.

A resolução normativa que facilita a emissão de vistos iria acabar agora em Set/2015, mas devido a situação da guerra ela foi prorrogada. Ultimamente os sírios são a maioria entre os povos refugiados no brasil

Além dos sírios, muitos palestinos têm vindo para o brasil.

Primavera Árabe

A Primavera Árabe foi um

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9 Kb)   pdf (81.1 Kb)   docx (12.5 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com