TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Indicadores Sociais

Trabalho Universitário: Indicadores Sociais. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/9/2014  •  2.144 Palavras (9 Páginas)  •  383 Visualizações

Página 1 de 9

O objetivo do trabalho é discutir sobre a importância dos indicadores sociais e proporcionar uma análise sobre a utilização dos mesmos pelos assistentes sociais que atuam em projetos e programas sociais voltados aos idosos, crianças e adolescentes.

Fica claro diante das pesquisas realizadas no artigo em forma de gráficos que a maioria dos assistentes sociais sabem da importância dos indicadores sociais no cotidiano profissional, pois através deles é possível ter um melhor conhecimento da realidade na qual o profissional está inserido. Mas mesmo sabendo de sua importância nem todos sabem utiliza-los corretamente.

Diante disso é possível notar a importância destes profissionais estarem compromissados e sempre estarem buscando atualizações profissionais, pois a cada dia surgem novas demandas.

A intervenção do assistente social ocorre com o auxílio de instrumentos utilizados por estes profissionais sendo os mais comuns à documentação, a entrevista, a visita domiciliar entre outros.

A comunicação popular é um instrumento democrático, que muitas vezes é utilizada conforme interesse da classe dominante. Já a comunicação comunitária serve para dar voz e vez às pessoas e a comunidade, tornando-os mais participativos e comprometidos com a democracia sem deixarem ser manipulados pela classe dominante.

2 DESENVOLVIMENTO

No Brasil, o tema “indicadores sociais”, configura-se em uma discussão recente, porém, torna-se cada vez mais evidente a sua importância para o processo de gestão. A utilização de indicadores sociais apresenta-se imprescindível, uma vez que se trata de “um instrumento operacional para monitoramento da realidade social para fins de formulação e reformulação de políticas públicas”, que auxilia no trabalho de planejamento, implementação, execução, avaliação dos programas, projetos, serviços sociais. Deste modo, a gestão refere-se um processo contínuo e dinâmico que envolve ações de planejamento, execução e avaliação de serviços sociais e um compromisso de construir respostas às necessidades sociais da população.

Os indicadores sociais possibilitam informações importantes, que nos permite avaliar aonde vamos, onde estamos e de que forma seguir, em relação aos valores e alcance dos objetivos previamente identificados. Os indicadores são estatísticas sobre aspectos da vida de uma nação que em conjunto retratam o estado social dessa nação e permitem conhecer o seu nível de desenvolvimento social. Os indicadores constituem em um sistema, isto é, para que tenham sentido é preciso que sejam vistos como elementos de um mesmo conjunto.

A escolha dos aspectos que retratam o estado social de uma nação é uma tarefa difícil, pois isto depende de acordo entre o governo, políticos em geral e a sociedade organizada sobre os critérios mais importantes para se fazer esta escolha. Por exemplo, podemos achar que o mais importante para se dizer que um país está se desenvolvendo é a quantidade de exportações que ele realiza, já outra pessoa pode achar que o aumento do número de trabalhadores é que indica o progresso da nação.

Sendo assim hoje em dia já existe um consenso sobre os critérios de seleção dos aspectos que melhor retratam o estado social de uma nação, já se pode falar de um conjunto de mínimo de indicadores sociais. Esse conjunto é composto por informações sobre características da população, sobre dinâmica demográfica, sobre trabalho rendimento, saúde, justiça e segurança pública, educação e condições de vida das famílias. Estes indicadores permitem por exemplo a avaliação com maior cuidado às ações do governo no que se refere à administração da vida das pessoas, ou seja, se o governo conseguiu melhorar os índices de educação em várias regiões.

Um indicador social é uma medida quantitativa dotada de um significado social para substituir e operacionalizar um conceito social abstrato. É um recurso metodológico que informa algo sobre um aspecto da realidade social, é um dos elementos que contribuem para uma gestão democrática, preocupada com a construção de respostas profissionais que atendam às demandas sociais, sendo assim é um desafio para o assistente social tomar posse desse instrumento na dimensão ético político profissional.

A importância dos indicadores sociais no cotidiano do Serviço Social é uma questão colocada para a análise da realidade profissional de assistentes sociais que atuam em projetos ou programas sociais de atendimento à crianças, adolescentes e pessoas idosas.

O autor do artigo “Indicadores Sociais: um imperativo no cotidiano dos assistentes sociais atuantes no processo de gestão” nos possibilita fazer uma reflexão sobre a atuação dos assistentes sociais em projetos sociais, voltados ao idoso, à criança e ao adolescente e quanto à utilização de indicadores sociais no processo de gestão, visto que estes profissionais são atuantes no planejamento, execução e avaliação de serviços sociais.

Este artigo tem como objetivo esclarecer o porquê de muitos assistentes sociais apesar de conhecer a importância acerca dos indicadores sociais, muitos profissionais demonstram insegurança ao articular o indicador com a gestão cotidiana.

Para concluir esta pesquisa foram utilizadas pesquisa de campo, tipo qualitativa de análise teórico empírica por meio de entrevista focalizada não estruturada e pesquisa bibliográfica.

A pesquisa qualitativa se preocupa com um nível de realidade que não pode ser qualificado, ou seja, ela trabalha com o universo de significados e motivos. Uma característica importante das pesquisas qualitativas de análise teórica empírica é que são exploratórias, ou seja, incentivam os sujeitos a pensarem livremente sobre algum tema, objeto ou conceito.

Neste artigo foram utilizados alguns tipos de gráficos, sendo eles o gráfico conhecido como pizza ou setor. Para utilizar este gráfico é necessário que os valores estejam em porcentagem, para isso devemos definir a frequência relativa dos dados observados. Também apareceram o gráfico de coluna, que são uteis para mostrar as alterações de dados em um período de tempo ou para ilustrar comparações entre itens. São geralmente organizados ao longo do eixo horizontal e os valores ao longo do eixo vertical. Neste mesmo artigo foi utilizado o gráfico de barras, que também serve para fazer comparações.

Os gráficos tornam os resultados numéricos compreensíveis e analisáveis, que seriam difíceis de entender, como por exemplo em uma tabela. A interpretação de números com gráficos fica mais visual, simples e direta. Sua importância está ligada a facilidade e rapidez com que podemos interpretar as informações.

No

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.8 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com