TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Informação sobre mercados de capitais

Projeto de pesquisa: Informação sobre mercados de capitais. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/9/2014  •  Projeto de pesquisa  •  1.608 Palavras (7 Páginas)  •  546 Visualizações

Página 1 de 7

Sumário Executivo

Este trabalho tem por objetivo mostrar informações sobre Mercado de Capitais, mais precisamente da mais importante e significativa variável econômica, chamada inflação, que pode ser conceituada como um aumento contínuo e generalizado no nível geral de preços, e podemos perceber que um processo de variação de valor da moeda tem diversos tipos, causas e características. A inflação, que é o tipo mais comum deste tipo de variação é um fenômeno pode ocorrer em qualquer país.

1 - Introdução

O presente trabalho trata da mais importante e significativa variável econômica, chamada inflação. Que se direcionará em exclusivo para inflação, cujo representa em uma simples tradução, uma alta nos preços, que poderá ser por vários motivos. Será apresentado o conceito e os tipos de inflação. Também mostra os efeitos causados pela inflação.

2 - Inflação

Existem quatro tipos de variação do valor da moeda.

Inflação: É a categoria predominante de variação do valor da moeda, podendo ser definida como "alta generalizada dos preços de todos os bens e serviços de maneira persistente e contínua".

Desinflação: Política econômica que visa remover as pressões inflacionárias e manter o valor da unidade monetária.

Deflação: Ação de diminuir o excesso de papel moeda em circulação ou uma queda generalizada dos preços.

Reflação: É a recuperação dos processos deflacionários.

2.1 - Conceito

A inflação pode ser conceituada como um aumento contínuo e generalizado no nível geral de preços. Ou seja, os movimentos inflacionários representam elevações em todos os bens produzidos pela economia e não meramente o aumento de um determinado preço.Outro aspecto fundamental refere-se ao fato de que o fenômeno inflacionário exige a elevação contínua dos preços durante um período de tempo, e não meramente uma elevação esporádica dos preços.

Dado que inflação representa uma elevação dos preços monetários, ela significa que o valor real da moeda é depreciado pelo processo inflacionário. Assim, por definição, a inflação é um fenômeno monetário. Entretanto, como veremos adiante, isso não significa que sua solução passe simplesmente por um controle do estoque de moeda.

A inflação representa um conflito distributivo existente na economia mal administrada. Em outras palavras, a disputa dos diversos agentes econômicos pela distribuição da renda representa a questão básica no fenômeno inflacionário. Dada a diversidade de agentes econômicos existentes, o processo inflacionário pode estar acoplado a inúmeras facetas.

O exemplo mais típico refere-se ao desequilíbrio financeiro do setor público, que induz a uma elevação do estoque de moeda em taxas acima do crescimento do produto. No âmbito do conflito entre o setor privado e o setor público pela disputa do produto. Nesta hipótese, caso o setor público reduza seus gastos e assim consiga evitar o acréscimo de moeda, o problema inflacionário pode ser resolvido. Contudo, a inflação é um aumento persistente dos preços em geral, de que resulta uma contínua perda do poder aquisitivo da moeda. É um fenômeno monetário, e isso coloca uma questão básica: se for a expansão da oferta de moeda que tem efeito inflacionário ou se ela ocorre como resposta à maior demanda de moeda provocada pela inflação. A inflação, normalmente, pode resultar de fatores estruturais (inflação de custos), monetários (inflação de demanda), ou de uma combinação de fatores.

Entretanto, independentemente da causa inicial do processo de elevação dos preços, a inflação adquire autonomia suficiente para se auto-alimentar por meio de reações em cadeia. Desse modo, configura-se a chamada espiral inflacionária.

2.2 - Características

Caráter Monetário: Essencialmente um fenômeno de natureza monetária caracterizada pela depreciação da moeda, resultado da elevação dos preços.

Abrangência: Atingem todos os ativos da economia, sendo que pode variar de intensidade entre este ou aquele.

Dinâmica: A inflação é um processo dinâmico de preços em alta, não uma situação estática de preços altos.

Persistência: A inflação é um processo de alta persistente e continuado. A corrosão do valor da moeda vai aumentando gradativamente com o passar do tempo.

2.3 - Efeitos causados pelas altas de inflação

Nos processos inflacionários que se caracterizam por suas altas e ou taxas oscilantes tem sua previsibilidade dificultada pelos agentes econômicos. Estas distorções inflacionárias causam efeitos na estrutura produtiva. Estes efeitos incidem em:

Distribuição de Renda

É uma das distorções mais serias, pois afetam os assalariados, ou sejam, pessoas que tem renda e data de pagamentos fixos, pois, após o individuo receber sua renda mensal a proporção que os dias passam seu dinheiro vai desvalorizando.

Efeitos sobre a balança comercial

Elevadas taxas de inflação encarecem o produto nacional em relação ao produzido externamente, gerando uma tendência ao estimulo às importações e desestímulo às exportações.

Efeitos sobre o mercado de capitais

Com a desvalorização da moeda em rápida velocidade, ocorre um desestímulo à aplicação de recursos no mercado capitais financeiros.

Outros efeitos

As distorções causadas pela inflação causam a inibição de investimentos, pois, os investidores diante das incertezas da economia, retraem seus investimentos à nível de produção e finanças.

Há por sua fez que lucre com a inflação, são os devedores e inadimplentes por provavelmente seus juros são superados pelas taxas de inflação causando um lucro inesperado.

2.4 - Causas Clássicas de Inflação

São divididos basicamente em dois:

Inflação de Demanda

Refere-se ao excesso de demanda em relação a produção de bens ou prestação de serviço que se disponibilize para a demanda dos mesmo.

A inflação de demanda ocorre quando as indústrias de produção de bens já estão trabalhando no seu 100% de

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.1 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com