TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Introdução A Segurança Publica

Dissertações: Introdução A Segurança Publica. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  14/8/2014  •  527 Palavras (3 Páginas)  •  1.699 Visualizações

Página 1 de 3

1. Muitos autores afirmam que a polícia moderna surgiu em 1829, com Sir Robert Peel, Primeiro Ministro Inglês, que, à época, criou a Real Polícia Metropolitana de Londres, a “Scotland Yard”, cuja atuação era baseada em nove princípios. Esses nove princípios criados por Peel foram estudados por nós no livro didático, uma vez que ainda são muito atuais. Volte a essas páginas, releia os princípios e escolha quatro (4) deles para discussão.

A polícia no Brasil é vista pela maioria da população como sendo truculenta e despreparada. Essa imagem vem sendo cultivada ao longo dos anos e não esta sendo feito nada expressivo para mudar essa situação.

Temos a mídia que divulga informações destorcidas a respeito dos fatos mostrados e os governantes que parecem não ter interesse.

As instituições estão sucateadas e desmotivadas para o atendimento ao publico em geral.

Muitos dizem que a polícia só é funcional quanto a sua capacidade de reprimir quando ela faz o uso de força, mas temos que pensar ao contrario, quando ela conseguir realizar seu trabalho sem que seja preciso tais artifícios, podemos dizer que a instituição esta sendo eficaz.

É permitido o uso da força, para a restauração da ordem, somente quando a persuasão e advertência forem insuficientes.

Exemplo claro dessa situação vemos em manifestações e operações em áreas de risco, onde a polícia trabalha na preservação e segurança de todos, mas se faz necessário à utilização da força para um desbloqueio de rua, reprimir vandalismos, entre outros atos.

O Governo tem que fazer um trabalho muito grande de aproximação da população com a polícia, com isso o nível de cooperação para desenvolver a segurança vai contribuir na diminuição proporcional do uso da força.

2. Considerando o que você estudou sobre o “sistema” de Segurança Pública e as suas instâncias formais e informais, faça a leitura da parábola a seguir, disponível em: http://www.possibilidades.com.br/parabolas/cegos_elefante.asp (versão adaptada). Atenção: Organize um texto argumentativo abordando a ideia central apresentada na parábola, porém, comparando-a com o contexto da Segurança Pública. Lembre-se de mencionar a questão da atuação sistêmica que estudamos no material didático, refletindo sobre o papel de cada organização da instância formal da Segurança Pública (em especial daquelas envolvidas no ciclo de polícia e no ciclo de persecução criminal), e de que forma os personagens da parábola (elefante, cegos, guia), podem ser relacionados ao contexto da Segurança Pública do nosso país ou estados.

Exatamente como no sistema de segurança publica onde fica definido a inter-relação entre as partes de um dado processo produtivo com a intenção de obter determinado resultado, vemos a relação com a parábola, onde as percepções dos cegos fossem somadas, eles teriam a compreensão de como é o elefante.

Com isso, as propriedades do relacionamento de todos os órgãos que compõem o sistema de segurança publica não podem ser encontradas em nenhum órgão isoladamente.

Neste texto o guia esta representando o Estado que pode exercer o poder de policia intervindo e garantindo a segurança do coletivo, os cegos representam a população e o Elefante

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com