TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Legado Economico Olimpiadas Athenas

Dissertações: Legado Economico Olimpiadas Athenas. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  20/10/2014  •  470 Palavras (2 Páginas)  •  298 Visualizações

Página 1 de 2

Legado Economico

A realização da Olimpíada de 2004, trouxeram de volta a Athenas, a atmosfera, o orgulho e o glamour que os gregos não sentiam na cidade desde 1896. Mas também expôs graves falhas e levantou questionamentos sobre a capacidade da Grécia, segundo país mais pobre da U.E. em lidar com um evento desse calibre.

Segundo Marika Frangakis, economista do EuroMemo "Os Jogos foram determinantes para inflar os números na época". Na época o país já vinha acumulando gastos públicos extraordinários, e as grandes obras requeridas para a realização do evento, foram um grande passo em direção a corrupção.

Ainda hoje, dez anos após os jogos, é dificil precisar os gastos com exatidão. Em 2004 o governo estimou os gastos em 8,9 bilhões de Euros, o dobro do orçamento inicial, que tornaram essa Olimpíada a mais cara da história. Vale lembrar ainda, que esse montante não inclui o dinheiro usado para acelerar obras que tinham sido planejadas antes da escolha de Athenas, como o aeroporto internacional, uma via expressa e linhas de bonde e trem.

O país também foi o primeiro a realizar uma Olimpíada após o 11/09, o que gerou grandes gastos com segurança que não estavam previstos e ajudaram a encarecer ainda mais o orçamento.

Segundo especialistas, a Olimpíada colocou grande pressão nas finanças públicas uma vez que grande parte dos gastos do estado foi financiada com empréstimos. Além disso, os jogos arrecadaram bem menos do que o estimado originalmente. O governo esperava recuperar parte dos custos com a venda ou privatização de instalações olímpicas, mas ele conseguiu levantar apenas uma parte disso, por volta de 25%.

Com todos esses problemas, a Grécia fechou 2004 com um déficit de 7,5% do PIB, o maior dentre os países da U.E. Neste mesmo ano, com os financiamentos para as obras, a dívida chegou a 98,6% do PIB. Vale lembrar que a Grécia já tinha tido um déficit de 4,5% no ano anterior, porém em 2003 a dívida havia sido reduzida. Após 2004 a dívida só continuou a aumentar, chegando ao ápice de 144,9% em 2010.

Não podemos pensar também que a crise grega foi gerada por causa dos jogos, como bem exemplifica Spyros Economides, cientista político da London School of Economics "Não há dúvida de que os gastos dos Jogos contribuíram para o tamanho da dívida, mas a acumulação da dívida grega é um processo bem mais amplo".

Hoje em dia, a maior parte das estruturas construídas para os jogos, estão abandonadas e vandalizadas. Vale lembrar que todo esse montante investido nos complexos esportivos, não ajudou a revitalizar a cidade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com