TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Lições escolhidas : “ Empatize pelo inimigo” “Racionalidade não irá nos salvar”

Por:   •  20/2/2019  •  Relatório de pesquisa  •  1.322 Palavras (6 Páginas)  •  157 Visualizações

Página 1 de 6

Lições escolhidas :

“ Empatize pelo inimigo”

“Racionalidade não irá nos salvar”

“Você não pode mudar a natureza humana “

O documentário “Sob a névoa da guerra “ lançado em 2003 ,reflete toda a trajetória de Robert Mcnamara ,um empresário e político norte- americano que foi secretário da defesa dos Estados Unidos durante a guerra do Vietnã , tendo uma visão de estrategista fazendo com que suas vivências geram experiências e aprendizagens que são apresentadas no documentário , nos dando a possibilidade de analisar melhor as perspectivas das disputas de poder, e influência ,totalizando onze lições , porém neste relatório escolherei três.

A primeira lição que iremos usar é “ Empatize pelo inimigo” .Esta lição nada mais é que ter ciência do que seu inimigo está fazendo e vivendo e se colocar no lugar dele , uma vez que você ataca , deve pensar como ele irá reagir ou quando vai fechar um tratado de paz, deve saber as concessões que fará e como irá transmitir isso , prevendo como seu inimigo se sentirá , suas possíveis reações, e seus limites. Como exemplo dessa lição podemos utilizar a guerra do Afeganistão , que instigada pelos ataques terroristas ao World trade center, fez com que os Estados Unidos da américa , investisse em tropas para ocupação do Afeganistão e que acionasse órgãos supremacia maior , tal como os inspetores das Nações Unidas , se pondo assim no lugar do Afeganistão e desfrutando de especulações de quais seriam suas estratégias , entretanto o desfecho é de que ser negado a existência de armas químicas e biológicas , assim como nucleares, porém isso não faz com que os Estados unidos desocupe o país e abra mão da guerra. Levá aos Estados Unidos se colocar no lugar dos grupos terroristas e que a guerra só terminou com a captura do ditador Saddam Hussein, como forma de remição do país por não ter encontrado Osama Bin Laden – que era o alvo principal e um dos maiores responsáveis pelo ataque do World Trade Center.

Dentre as diversas guerras e disputas que temos se faz necessário outra lição a de que a“A Racionalidade não irá nos salvar “ . Somos dotados de uma enorme capacidade racional ,entretanto somos dotados de uma sensibilidade da mesma proporção que por vezes influenciam nas tomadas de decisões , por isso é natural que ao tratarmos de conflitos políticos deixarmos de lado o emocional . As leis racionais muitas vezes nos levam a rebater os argumentos , ataques , ofensas , da mesma proporção , isso aplicado em escala mundial pode gerar guerras intermináveis que levaria milhões de pessoas a morta ,um exemplo disso é a Guerra de Biafra . A Guerra de Biafra ocorreu na África , mais especificamente na Nigéria ,motivada por um choque étnico entre grupos . Em 1960 a Nigéria se torna independente , sendo formada pela união do povo ibo com o povo hausa. Os ibos eram provenientes da província de Biafra, a leste do país, e formavam a elite da Nigéria, com as melhores condições de trabalhos e empregos , porém temos um golpe de Estado, em 1966,e um grupo de oficiais do exército da etnia ibo toma o poder, porém em um contragolpe, o novo governo foi derrubado e os ibos passaram a ser caçados e massacrados no país inteiro.

Os que conseguem escapar fogem para a sua província de origem e se declararam independentes ,só que a província Biafra era muito rica em petróleo e com isso , o governo não iria aceitar sua separação, tendo em vista que era a região mais rica do país - uma atitude racional , visto que recursos financeiros são de suma importância para a existência de um país ; sendo assim o resultado é uma guerra civil que teve iniciada em 1967, que vai terminar em 1970, matando aproximadamente, um milhão de pessoas, em sua maioria ibos, todavia Byafra se rende e é anexada novamente ao território da Nigéria. A demonstração clara de que a racionalidade não vai nos salvar, visto que de forma lógica a região mais rica do país, poderia se desenvolver e subjugar todo o resto , ou estender mais ainda a guerra, porém, se faz necessário ceder, usar o lado humano ,tendo em vistas nossos limites e os estragos que geramos , sendo portanto provado que as vezes um dos lados tem recursos suficientes para se manter em guerra e não o faz , embora seja totalmente plausível fazer o mesmo , pois deve-se levar em conta a existência da população , como ela se sente , criar uma certa empatia que irá evitar que a humanidade se extermine .

O que faz guerras são pessoas ligadas a sistemas , como diria Waltz (é isso msm né? ) ,logo devemos levar em conta a existência da natureza humana ,entramos assim na nossa última lição “Você não pode mudar a natureza humana “ .A natureza humana

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.6 Kb)   pdf (42.5 Kb)   docx (10.5 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com