TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Logistica internacional

Por:   •  27/9/2015  •  Trabalho acadêmico  •  445 Palavras (2 Páginas)  •  383 Visualizações

Página 1 de 2

PORTFÓLIO – 01

LOGÍSTICA INTERNACIONAL

Trabalho apresentado ao Curso de Logística da Faculdade ENIAC para a disciplina de Logística Internacional

Prof. Marcelo Tadeu Alves Pinto Teixeira

Guarulhos

2015

Respostas

.............................................................................................................

1. O surgimento do MERCOSUL foi benéfico para os países participantes? Porquê?

Sim, teve elevando o intercambio entre os paises, aumento sua produção interna, elevando a economia de todos os paises envolvidos principalmente Brasil e Argentina.

2. Por que os países se agrupam em blocos econômicos?

Porque fortalece os paises envolvidos, melhorando ou facilitando as negociações entre outros blocos já existentes, pois além de ser uma opção de estratégia econômica, também política.

3. Por que o Brasil optou pelo MERCOSUL e não pela ALCA?

Porque o Brasil acredita que o processo de implementação deva ser gradativo, sendo assim o Brasil optou pelo Mercosul, que vem se fortalecendo, tanto economicamente como politicamente, já que o são somente 4 paises participantes. A ALCA ainda não está ativa e é o maior Bloco econômico criado onde 34 paises assinaram o acordo, mas necessita de muito estudo, uma vez que toda a estrutura dos paises envolvidos requer investimentos para suportar a abertura do comercio e suprir toda a demanda neste processo.

4. Quanto à política externa brasileira, ela é definida por quem? Explique?

É definido pelo poder Executivo federal, cabendo ao Legislativo Federal as tarefas de aprovação de tratados internacionais.

5. Qual o órgão que rege o comércio internacional?

É regido pelo Camex (Câmara do comercio exterior)

CONCLUSÃO / PARECER

O autor deste artigo decorre sobre o fato de o tratado além de ser de cunho econômico - social, mas de maneira incisiva tem um aspecto importante político, onde em sua observação fala sobre o fortalecimento da americana latina, onde talvez não tivessem tanta influencia política internacional, fato este que esta aliança comercial trouxe benefícios sócios – econômicos entre os envolvidos, mais também fortaleceu a política entre estes paises, principalmente entre Brasil e argentina, que alias há algum tempo já vem cooperando entre si, antes do governo Collor, o que fez com houvesse a substituição da dinâmica de competição por um quadro de cooperação e convergências, inclusive em foros regionais e internacionais, estimulado pela consolidação de regimes democráticos em

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.2 Kb)   pdf (43.6 Kb)   docx (12.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com