TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

METODOLOGIA CIENTÍFICA

Artigos Científicos: METODOLOGIA CIENTÍFICA. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  4/6/2013  •  516 Palavras (3 Páginas)  •  355 Visualizações

Página 1 de 3

DIREITO ESTÁCIO

METODOLOGIA

QUESTÕES:

1- O processo corresponde às etapas de operações limitadas. Distingue os métodos de processo

Resp.

• o primeiro é um plano geral abrangente;

• o segundo, uma aplicação específica do plano metodológico, composto de sequência ordenada de atividade E o método operacionalizado.

2- Para dividir a metodologia, é importante considerar três aspectos:

Resp.

a) a Metodologia Científica relacionada com o modo de conhecer;

b) a Metodologia relacionada com o modo de planejar e agir;

e) a Metodologia relacionada com o modo de fazer ou know-how.

3- Quando surgiu a universidade

Resp. Numa definição mais abrangente, a Academia, fundada em 387 a.C. pelo filósofo grego Platão no bosque de Academos próximo a Atenas, pode ser entendida como a primeira universidade. Nela os estudantes aprendiam filosofia, matemática e ginástica.

As primeiras universidades da Europa foram fundadas na Itália e na França para o estudo de direito, medicina e teologia. Antes disso, instituições semelhantes existiam no mundo islâmico, sendo a mais famosa a do Cairo. Na Ásia, a instituição de ensino superior mais importante era a de Nalanda, em Bihar, Índia, onde viveu no século II o filósofo budista Nagarjuna. Na Europa rapazes encaminhavam-se à universidade após completar o estudo do trivium: as artes preparatórias da gramática, retórica e lógica; e do quadrivium: aritmética, geometria, música e astronomia. A instituição portuguesa mais antiga é a Universidade de Coimbra fundada inicialmente em Lisboa em 1290, sendo uma das 10 mais antigas da Europa em funcionamento continuo. Universidades são normalmente instituídas por um estatuto ou carta. No Reino Unido, uma universidade é definida por uma carta real e apenas instituições com tal documento podem oferecer diplomas de quaisquer tipos. Nas últimas décadas do século XX, um certo número de universidades com mais de 100.000 estudantes foi criado, ensinando através de técnicas de aprendizado

4- Em que ano surgiram as faculdades de direito de São Paulo e Recife?

Resp. A implantação dos dois primeiros cursos de Direito no Brasil, ocorreu no século XIX, especificamente com a promulgação da famosa Lei 11 de agosto de 1827, quando, em São Paulo e em Recife, se instalaram as primeiras escolas de Direito do país, cuja finalidade básica era atender às finalidades burocráticas do recém-surgido Estado Brasileiro.

5- O aprendizado do processo de pesquisa se desenvolve á medida que o acadêmico vai se exercitando, analisando e avaliando as suas conquistas em cada estudo.

Resp. - Com essa proposta de real como sujeito de sua própria história, o aluno estará motivado a iniciar a sua formação científica, buscando

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com