TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

MISSÃO DE PAZ DA ONU NO HAITI

Por:   •  19/5/2016  •  Projeto de pesquisa  •  3.033 Palavras (13 Páginas)  •  285 Visualizações

Página 1 de 13

RESUMO

O Haiti é o pais economicamente mais pobre das Américas, enfrenta sérios problemas de desenvolvimento, dês de o golpe militar que o levou a mergulhar em crises. A partir daí, o presidente da Suprema Corte Bonifácio Alexandre, assumiu a presidência interinamente e requisitou de imediato, assistência das Nações Unidas para apoiar uma transição política pacífica e constitucional e manter a segurança interna. Como a situação no Haiti ainda constitui ameaça para a paz internacional e a segurança na região, o CS decidiu estabelecer a Missão das Nações Unidas para a Estabilização no Haiti (MINUSTAH). Desde fevereiro de 2004, o Haiti sofre intervenção de forças militares da Organização das Nações Unidas (ONU), e o Brasil é responsável pelo processo de pacificação no território.

Atualmente o Conselho de Segurança da ONU decidiu por unanimidade prolongar o acordo de paz por mais um ano até Outubro de 2014.

ABSTRACT

Haiti is the poorest country in the Americas economically, faces serious problems of development, des of the military coup that took the plunge into crises. Thereafter, the Chief Justice Boniface Alexandre assumed the presidency temporarily and ordered the immediate assistance of the United Nations to support a peaceful and constitutional political transition and maintain internal security. As the situation in Haiti is still a threat to international peace and security in the region, the Security Council decided to establish the United Nations Mission for Stabilization in Haiti (MINUSTAH). Since February 2004, Haiti suffers military intervention of the United Nations (UN), and Brazil is responsible for the peace process in the territory. Currently the UN Security Council unanimously decided to extend the peace agreement for another year until October 2014.

1. INTRODUÇÃO

O trabalho aborda a colaboração da ONU (Organização das Nações Unidas) e de seus soldados em sua “missão de Paz” no Haiti, seus problemas de saneamento, fome, doença e o desafio da ONU para que isso aconteça ate os dias de hoje. Com uma breve introdução sobre a História do Haiti e da ONU.

1

1. HAITI

O Haiti fica localizado na parte oeste da ilha de Hispaniola, no mar do Caribe, e faz fronteira terrestre com a República Dominicana (a leste). O território haitiano era ocupado por índios arauaques,Cristóvão Colombo chegou à ilha em 1492. Em 1697, Depois da assinatura do Tratado de Ryswick envolvendo Espanha e França, o país se tornou uma colônia francesa. Com a utilização de mão de obra dos escravos africanos os colonizadores faziam o cultivo da cana-de-açúcar. O Haiti em 1° de janeiro de 1804 conseguiu sua independência, sendo assim a primeira República Negra das Américas e o primeiro país latino-americano a conquistar a independência. Depois, o Haiti passou por muitos governantes ditadores e golpes militares, agindo com repressão e violência aos opositores.No período de 1994 á 2000, apesar de avanços como a eleição democrática de dois presidentes, o Haiti viveu mergulhado em crises. Devido a sua instabilidade, as reformas políticas profundas não puderam ser implementadas. Em fevereiro de 2004, tiveram conflitos armados se espalhando por outras cidades nos dias subseqüentes. Gradualmente, os insurgentes assumiram o controle do norte do Haiti. Apesar dos esforços diplomáticos, a oposição armada ameaçou marchar sobre Porto Príncipe. Aristide um político haitiano, deixou o País em 29 de fevereiro e asilou-se na África do Sul. De acordo com as regras de sucessão constitucional, o presidente da Suprema Corte, Bonifácio Alexandre, assumiu a presidência, interinamente. Bonifácio requisitou, de imediato, assistência das Nações Unidas para apoiar uma transição política pacífica e constitucional e manter a segurança interna. Nesse sentido, o Conselho de Segurança (CS) aprovou o envio da Força Multinacional Interina (MIF) que, prontamente, iniciou seu desdobramento, liderada pelos EUA. Considerando que a situação no Haiti ainda constitui ameaça para a paz internacional e a segurança na região, o CS decidiu estabelecer a Missão das Nações Unidas para a Estabilização no Haiti (MINUSTAH), que assumiu a autoridade exercida pela MIF em 01 de junho de 2004. Para o comando do componente militar da MINUSTAH (Force Commander) foi designado o General Augusto Heleno Ribeiro Pereira, do Exército Brasileiro. O efetivo autorizado para o contingente militar é de 6.700 homens, oriundos dos seguintes países contribuintes: Argentina, Benin, Bolívia, Brasil, Canadá, Chade, Chile, Croácia, França, Jordânia, Nepal, Paraguai, Peru, Portugal, Turquia e Uruguai.

Desde fevereiro de 2004, o Haiti sofre intervenção de forças militares da Organização das Nações Unidas (ONU), e o Brasil é responsável pelo processo de pacificação no

1

território. O Haiti é o pais economicamente mais pobre das Américas, obtém muitos problemas socioeconômicos parecido com a algumas nações africanas: os serviços de saneamento vai a uma pequena parcela das casas, a população subnutrida corresponde a 58% do total, o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) é baixo, 45% dos habitantes são analfabetos. A economia nacional é pouco desenvolvida e se baseia em atividades primárias. O principal produto de exportação é o açúcar, o país também cultiva manga, banana, milho, entre outros. Esse segmento da economia emprega a maioria dos haitianos. Em janeiro de 2010, o Haiti foi atingido por um terremoto de magnitude 7,0 na escala Richter, esse fenômeno provocou a morte de mais de 120 mil pessoas.Entretanto, os problemas no Haiti persistiram, fazendo com que Aristides fugisse para a África em fevereiro de 2004.

2. ONU

A ONU foi fundada em 24 de outubro de 1945, na cidade de São Francisco, e é comemorado em todo o mundo como o “Dia das Nações Unidas”. A Organização das Nações Unidas é uma organização constituída por governos da maioria dos países do mundo. É a maior organização internacional, com o objetivo principal de criar e colocar em prática mecanismos que possibilitem a segurança internacional, desenvolvimento econômico, definição de leis internacionais, respeito aos direitos humanos e o progresso social. A sua sede principal fica na cidade de Nova Iorque e seus representantes definem, através de reuniões, leis e projetos sobre temas políticos, administrativos e diplomáticos internacionais. A ONU está dividida em vários organismos administrativos como, por exemplo, Corte Internacional de Justiça, Conselho Econômico e Social, Assembleia

...

Baixar como (para membros premium)  txt (19.9 Kb)   pdf (124.8 Kb)   docx (17.1 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com