TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Menina Loas

Trabalho Universitário: Menina Loas. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/8/2014  •  366 Palavras (2 Páginas)  •  898 Visualizações

Página 1 de 2

Resumo do livro “A Menina LOAS”

A menina Loas vivia em uma periferia com dois irmãos: a saúde e a previdência e com vínculos consangüíneos pelo pai a seguridade social. Seu pai é o Estado brasileiro. A conquista de direitos humanos supõe uma revolução provocando mudanças no modo de agir conservador, não democrático presente na sociedade brasileira.

Nos anos 30 permanecia o comportamento da ditadura,onde o povo não opinava,era uma massa sem identidade. Ao longo do tempo essa realidade foi se transformando, e temos como um dos primeiros exemplos a LBA (Legião Brasileira de Assistência )que ao longo de alguns anos buscava alcançar uma proposta mais próxima do serviço social.

O momento constituinte, de muitos debates, posicionamentos, proposições acarretaram em 1988 em um grande avanço, em que a assistência social é reconhecida como direito a seguridade social nos artigos 203 e 204 da Constituição Federal. Porém,apesar dos avanços,a LBA é detonado pelo atual presidente Collor e a menina LOAS é impedida de nascer.Com isso as lutas sociais entre democracia e direitos se mesclam,sendo pressionado pelo Conselho Nacional de Seguridade Social e forças foram organizadas,constituindo uma comissão interlocutora,reunindo representantes de vários estados onde finalmente em 07 de dezembro de 1993 através da lei n°8742 nasce “a menina LOAS”.

As teses fundantes da LOAS eram debatidas,o anúncio de um sistema descentralizado e participativo,o controle social a renda mínima,a relação público privado,tudo isso eram colocados nas conferências,porém no decorrer de sua infância “a menina LOAS” em quase nada foi estimulada e capacitada a ter vida pública e política sob direitos sociais.Somente em 2003 no governo de Luis Inácio da Silva é que a LOAS recebe casa própria “o Ministério da Assistência Social”.Essa casa necessita de um novo alicerce democrático para garantir direitos, inclusão e dar caráter substantivo a assistência social através do fortalecimento do sistema de direitos pela assistência social ,romper com o vínculo entre a assistência social e a noção de pobreza que não alcança a cidadania adotando por base as noções de necessidades,de risco,vulnerabilidade social,buscando diminuir estes problemas através da garantia seguranças de proteção social.

Assim, a menina LOAS terá grandes avanços para afirmação da Assistência Social como política social, introduzindo uma nova realidade institucional, com mudanças no cenário político social.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com