TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Monteiro Lobato

Por:   •  6/5/2015  •  Seminário  •  436 Palavras (2 Páginas)  •  303 Visualizações

Página 1 de 2

[pic 1]

PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE SÃO PAULO

FACULDADE DE CIÊNCIAS SOCIAIS

CURSO DE RELAÇÕES INTERNACIONAIS

RELATÓRIO DE TEOLOGIA

CAPELA DA PUC-SP

Relatório apresentado como exigência parcial para obtenção de nota na disciplina de Teologia, do curso de Relações Internacionais da Faculdade de Ciências Sociais, ministrada pelo Prof. Fernando Altemeyer Junior

São Paulo

2015

PARÓQUIA CORAÇÃO IMACULADO DE MARIA

  1. Em nossa visita à Capela da PUC, tivemos a oportunidade de conhecer diversos objetos sagrados para a religião cristã católica além de aprender a diferença entre o que é profano e o que é sagrado. Essa visão dualista católica considera o que é sagrado tudo aquilo que está ligado a religião, e o sagrado se manifesta em tudo aquilo que se difere da realidade natural, remetendo ao transcendental.  O espaço em si não é tão grande como a maioria das Igrejas mas não deixa de ser tão bonita quanto. Nas paredes, percebemos os símbolos da congreção das Carmelitas, que fundaram a capela e diversas imagens de sua padroeira Santa Teresa. No altar principal, tem a escultura de três santos: no meio, Nossa Senhora e ao seu lado estão Santa Teresinha e São Tomas e Áquino, padroeiro das universidades. Nas laterais, estão São José, pai de Jesus e uma representação do Sagrado Coração. Vimos também alguns objetos sagrados como o Cálice, recipiente que se consagra o vinho durante a missa, o Ostensório, objeto que serve para expor o Santíssimo para a adoração dos fiés em procissões, entre outros.  
  2.  O centro da Igreja Católica é conhecido como Pedra D’ara que pode ficar na mesa, normalmente de madeira, que o padre usa para pegrar a palavra de Deus. Em algumas Igrejas, eles posicionam embaixo da mesa, enquanto em outras ela é inerente à uma cavidade na própria mesa, como no caso da capela da PUC. A Pedra D’ara é um símbolo que representa o Santo Sacríficio à Deus. Na capela da PUC a pedra D’ara contém ossos de alguns santos que representam esse sacrifício.
  3. Na minha opinião, o que mais me impressionou na capela da PUC, foram as imagens de Santa Teresa, padroeira das Carmelitas. Especialmente aquela que está no teto no meio da Igreja, na qual ela está com uma vestimenta vermelha, um manto branco e os braços abertos. Aos seus pés, estão desenhados anjos e querubins e atrás dela, acredito eu, está representado o sol.  A imagem me passou certa confiança e o sentimento de plenitude. Existem outras coisas que também me impressionaram na visita, como os objetos sagrados e a idéia da luz vermelha, que  quando acesa simboliza a presença de Deus no local.
  4.  Segue o desenho grampeado.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.7 Kb)   pdf (75.9 Kb)   docx (26.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com