TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

NINTENDO

Tese: NINTENDO. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  30/10/2013  •  Tese  •  1.055 Palavras (5 Páginas)  •  234 Visualizações

Página 1 de 5

A história da NINTENDO começa em 1889, quando um japonês empreendedor, Yamauchi Fusajiro que morava na cidade de kyoto, criou no dia dia 23 de setembro de 1889 a empresa Nintendo Koppai. A empresa foi criada como uma produtora de Hanafudas (Hanafuda é um baralho japonês composto de 48 cartas com ilustrações inspiradas na flora japonesa e divididas em 12 grupos de quatro, em que cada grupo representa um mês do ano). A palavra Nintendo tem sua raiz num provérbio japonês que significa “Deixe o Destino para o Céu”. Fusajiro também começou a trabalhar com outros tipos de cartas e o negócio foi se expandindo, tanto que, em 1907, uma parceria com uma empresa de distribuição foi fechada para aumentar o alcance dos produtos em território japonês.

Em 1929 Fusajiro decidiu se aposentar e passou o controle da empresa para Sekiryo Kaneda, marido de sua única filha, Tei Yamauchi. Em 1933, depois de passar por uma enorme reestruturação, a empresa acabou se mudando para um prédio maior, construído ao lado do original. A mudança também atingiu o nome da empresa, que passou a se chamar Yamauchi Nintendo & Co. A empresa seguiu seu ritmo de crescimento, até que, em 1947, Sekiryo Yamauchi criou a firma Marufuk Co. Ltd. para aumentar a circulação das novas cartas da empresa, especialmente as do tipo ocidental. Em 1949, Sekiryo Yamauchi sofreu um derrame cerebral e, em seu leito de morte, chamou seu neto Hiroshi, de apenas 21 anos, para convidá-lo a assumir o comando da empresa.em vez de seu pai, Shikanojo Inaba, por um motivo muito simples, o pai de Hiroshi, abandonou a família. O jovem aceitou o desafio e, logo de início, demonstrou ter um estilo agressivo nos negócios, tanto que chegou a investir em empreendimentos em nada relacionados com o mercado explorado pela NINTENDO, como uma frota de táxis e uma rede de hotéis. Mas, isso não quer dizer que ele deu menos atenção à empresa que herdou, pelo contrário do que muitos esperavam

em 1951 ele alterou o nome da empresa para NINTENDO KARUTA; no ano seguinte mudou a sede para um lugar maior, e, em 1953, fez com que a empresa fosse a primeira a ter sucesso na produção em massa de cartas de plástico no Japão. Suas decisões não pararam por aí. Uma delas significou muito à NINTENDO, quando ele resolveu fechar, em 1959, uma parceria com a Disney para comercializar cartas com desenhos dos famosos personagens da empresa americana, abrindo um novo mercado de baralhos de cartas para crianças. O estilo empreendedor de Hiroshi fez com que a empresa, em 1963, alterasse seu nome para NINTENDO COMPANY, e começasse a fabricar jogos, além dos tradicionais baralhos de cartas.

A empresa expandiu seus segmentos de atuação, especialmente quando Hiroshi conheceu Gunpei Yokoi, um gênio que passou a criar brinquedos que fizeram enorme sucesso, entre eles, um braço mecânico chamado “Ultra Hand” e a linha “Kousenjuu”, composta por divertidas “armas de luz”. Em 1974 a empresa começou a exportar seus produtos para a Europa e América. Nesta década, jogos eletrônicos como Space Invaders e Pong estavam fazendo sucesso. De olho nesse mercado, a NINTENDO fechou parceria com a empresa Magnavox para comercializar uma versão do console Odyssey. Porém, esse videogame não vendeu tanto quanto o esperado. A NINTENDO então decidiu investir no desenvolvimento de consoles mais atrativos e, através de uma parceria com a Mitsubishi, lançou em 1977 o Color-TV Game, uma série de adaptações do jogo Pong (que simulava um tênis de mesa). Este ano também marcou a chegada de um dos mais importantes nomes da NINTENDO: Shigeru Miyamoto. Contratado pela empresa após se formar em design industrial, teve como principal função, no início, ajudar no desenho exterior de arcades (máquinas de jogos conhecidas no Brasil como fliperamas).

Mas, foi em 1980 que a empresa fincou, definitivamente, sua bandeira no mundo dos videogames. Além de ter sido o ano em que a NINTENDO chegou

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.5 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com