TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Negociação Grupos e Equipes

Tese: Negociação Grupos e Equipes. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  17/9/2014  •  Tese  •  453 Palavras (2 Páginas)  •  411 Visualizações

Página 1 de 2

Segundo Pichon-Riviere (1998) grupo é quando um conjunto de pessoas movidas por necessidades similares se reúne em volta de um trabalho específico, ou seja, um grupo com um objetivo mútuo, porém com cada integrante diferente do outro, tendo sua identidade própria. Conforme Zimmerman (1997), “o indivíduo desde o nascimento participa de diferentes grupos numa constante dialética 2 REFERENCIAL TEÓRICO

Conforme Vergara (2004) a fundamentação teórica é designada para apresentar diferentes estudos já desenvolvidos por outros autores acerca da temática ou da problematização. Para tal é realizada uma revisão na bibliografia tanto no acervo de teorias quanto em estudos realizados que as adotam como referência.

2.1 Grupos e equipes

Segundo Pichon-Riviere (1998) grupo é quando um conjunto de pessoas movidas por necessidades similares se reúne em volta de um trabalho específico, ou seja, um grupo com um objetivo mútuo, porém com cada integrante diferente do outro, tendo sua identidade própria. Conforme Zimmerman (1997), “o indivíduo desde o nascimento participa de diferentes grupos numa constante dialética entre a busca de sua identidade individual e a necessidade de uma identidade grupal e social”. Toda pessoa passa a maior parte do tempo de sua vida em grupos – convivendo e interagindo.

De acordo com a análise de Robbins (2005), grupo é considerado como dois ou mais indivíduos, interdependentes e interativos, que se atrelam com o desígnio de alcançar um determinado objetivo. Sob este enfoque, França (2006, p. 43) afirma que “grupo é o conjunto de interações que ocorrem entre duas ou mais pessoas, as quais se diferenciam pela força de uso do poder, crenças, valores e tipo de tomada de decisão, com diversos graus de complexidade”.

Fiorelli (2000, p.143) destaca um conceito de equipe que busca unificar o funcionamento com o vínculo emocional, onde “uma equipe é um conjunto de pessoas com um senso de identidade, manifesto em comportamentos desenvolvidos e mantidos para o bem comum e em busca de resultados de interesse comum a todos os seus integrantes, decorrentes da necessidade mútua de atingir objetivos e metas específicas.” Ainda na opinião de Fiorelli (2000), quando o vínculo emocional ou a interdependência deixam de existir, a equipe modifica-se em grupo, por outro lado, um grupo pode se tornar uma equipe com o aparecimento desses dois aspectos.

Para Moscovici (1999), equipe é um grupo que compreende seus objetivos e está engajado em alcançá-los de forma compartilhada. Por este motivo, a comunicação entre os participantes do grupo necessita ocorrer de maneira verdadeira, com estímulo de ideias divergentes, onde a confiança deve ser grande para permitir o assumir de riscos e para alcançar os resultados esperados. Complementa, ainda, que um grupo transforma-se em equipe logo que passa a prestar atenção em sua própria maneira de agir e procura resolver os problemas que afetam o seu funcionamento.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com