TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Brasil e o CARICOM

Por:   •  8/5/2018  •  Resenha  •  700 Palavras (3 Páginas)  •  211 Visualizações

Página 1 de 3

UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA

FACULDADE DE CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS

DISCENTE: Lucas de Souza Assis

DOCENTE: Prof. Dr. Luis Alexandre Fuccille

DISCIPLINA: Política externa: Mecanismos de integração da América Latina

CURSO: Relações Internacionais – 3º ano (Noturno)

APONTAMENTO: " O Brasil e o CARICOM". In FARIAS, Déborah Barros Leal.

- A autora procura, neste artigo, entender os procedimentos do relacionamento entre o Brasil e a região Caribenha e como ela tem se sucedido, e no momento do artigo, avaliando possibilidades concretas para o futuro desse relacionamento, principalmente em relação as questões comerciais. Para isso, é entendido o que se compreende como Caribe, para que assim seja possível a obtenção de uma visualização do contexto no qual se insere o CARICOM, e posteriormente sua relação com o Brasil.

-Ao tentar definir a região Caribenha surge a dificuldade de delimitar quais seriam os países que dela fariam parte, em detrimento a diversos possíveis critérios utilizáveis. Uma definição diz que o Caribe consistiria nos territórios insulares banhados pelo Mar do Caribe, contudo haveriam outros critérios válidos utilizados, como bases culturais, condição de dependência ou independência política, territorial entre outros.

- O bloco da Caribbean Community (CARICOM) se estabeleceu e efetivou-se em 1973, com o Tratado de Chaguaramas, tendo como membros iniciais Barbados, Jamaica, Guiana e Trinidad e Tobago. O qual, quase foi extinto em 1983 com a invasão de Granada pelas forças norte-americanas, o que causou diversos conflitos internos no bloco por divergências políticas.

-Genericamente, o CARICOM teria como finalidade a integração e sistematização das políticas e interesses de seus Estados membros, principalmente no âmbito externo. Por possuir grandes blocos vizinhos, como o NAFTA e o Mercosul, ele almejaria um maior poder de voz para seus representantes , como se os membros agissem individualmente. De modo a obter um poder maior de barganha para os mesmos. Além de buscar ganho na competitividade dos produtos, melhoria nos serviços e transporte e comunicação entre os indivíduos dos países membros, oportunidade de escolha e aumentos nas ofertas de emprego e melhoria do padrão de vida das populações.

-No entanto, a integração econômica não teve sucesso de forma intensa, tendo como maior obstáculo a pequena dimensão dos mercados e da base de exportação dos países do bloco, geralmente por monoculturas. Assim, foi discutida uma Tarifa Externa Comum por diversas vezes com o intuito de melhorar a integração antes buscada.

-Já a relação entre o Brasil e a CARICOM seria marcada por uma falta de interesse da parte brasileira por causa da disparidade econômica com os países caribenhos, além do mais, outro fator importante seria a participação brasileira na consolidação do Mercosul, pois a política externa nacional voltava seus olhos para os países do Sul como a Argentina, o Uruguai e o Paraguai, e só posteriormente com os países mais ao Norte como Bolívia e Venezuela, o que culminaria numa possível aproximação do CARICOM. Outro importante fator

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.6 Kb)   pdf (44.8 Kb)   docx (12.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com