TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O CONTEXTO EMPRESARIAL

Trabalho Escolar: O CONTEXTO EMPRESARIAL. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/10/2013  •  2.318 Palavras (10 Páginas)  •  208 Visualizações

Página 1 de 10

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

BACHAREL EM CIÊNCIAS CONTÁBEIS

ADNELMA VIEIRA MIRANDA

O CONTEXTO EMPRESARIAL

Itaberaba

Itaberaba

2013

ADNELMA VIEIRA MIRANDA

O CONTEXTO EMPRESARIAL

Trabalho apresentado ao Curso Ciências Contabéis, 1º Semestre da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para as disciplinas Introdução a Contabilidade, Fundamentos da Administração e da Economia.

Prof. Vânia de Almeida Silva Machado, Mônica Maria Silva e Regima Malassise.

Itaberaba

2013

CONTEXTO EMPRESARIAL

Desde os primórdios, o homem já sentia necessidade de contabilizar suas produções e seus rebanhos, além de se organizar em grupos como o clero, o estado e até a constituição das familias. Percebendo que poderiam avançar economicamente com a idustrialização, deixou a produção artesanal para quem realmente não tinha como investir na industria. Como diz Marx (2007, p. 119) o trabalho conjunto dá mais resultado que o trabalho individual jamais poderia produzir. E quando esta empresa tem uma máquina a vapor rende muito mais e com isto foram surgindo maquinários para assumir o papel do homem, paralelo a este veio a tecnologia para otimizar o tempo, divulgar os produtos e aproximar os patrões de seus produtos.

Com o aumento das transações no mercado da compra e venda, o foco passou a ser em acumular mais capitais (recursos) e perpetua até os dias de hoje. Onde a economia capitalista moderna é um universo em que o indivíduo nasce e se adestra as normas e se conforma com as regras comportamentais do sistema. Sistema este que domina, induz e depois separa de acordo a habilidade adquirida no processo de sobrevivência. Vale salientar que não somente os individuos, mas também as empresas precisam estar aptas ao processo de sobrevivência. Como fomenta Weber (2001, p.52): o fabricante que se opuser por longo tempo a essas normas será inevitavelmente eliminado do cenário economico, [...]. Cabe compreender que os estudos realizados para explicar e entender como funciona o mundo dos negócios, como se obtém grandes resultados e como se permanece ativa, não será possível fornecer uma fórmula exata para liderar o mercado. Porém, enteder que é necessário considerar as funções administrativas como um todo integrado formam o Processo Administrativo e que isoladas são simples atividades gerenciais de rotina é um passo crucial para se dar bem no mercardo e ter muitos lucros .

O francês Henri Fayol ao organizar seu estudos focava nos níveis organizacionais das diferentes empresas. Segundo Fayol (apud GERALDO, 2005), a organização é como uma articulação ou arrumação deliberada de pessoas, que visa realizar um ou mais propósito específico usando determinada tecnologia. E para contemplar suas pesquisas ele desenvolveu os elementos básico do processo administrativos e que hoje fazem parte das funções administrativas (planejamento, organização, direção e controle). Com o inicio da Era da informação, as funções administrativas passaram por muitas modificações onde as atividades ligadas ao Planejamento, Organização, Direção e Controle foram executadas de forma grosseira e também, não era muito eficaz para seus objetivos porque não tinham o auxilio da tecnologia. Segundo Drucker (1993), na Era da Informação, a tecnologia trouxe desdobramentos completamente imprevistos e transformou o mundo em uma aldeia global. Salienta-se ainda que com o advento da tecnologia o campo da ciência administrativa, principalmente no que diz respeito as atividades básicas do administrador se tornaram mais eficientes e eficazes, ainda vêm acontecendo gradativamente, à medida em que a tecnologia se espande ela fornece mais ferramentas capazes de agilizar, simplificar e melhorar o Processo Administrativo.

Veja como se reorganizaram as funções administrativas após a Era da Informação. O planejamento pode ser definido como a atividade pela qual o administrador analisa a situação naquele momento e determina maneiras de alcançar um futuro almejado. A mesma é considerada uma das mais importantes pois neste percurso pode ser estipulados metas e previsões. A qual divide-se em três etapas: estratégico (decisões tomadas com foco nos objetivos e e visão alongo prazo); tático (transformas as estratégias em planos para ser executada em todas as áreas da organização) e a operacional (define os procedimentos especificos para os niveis inferiores com prazos curtos).

Após a expansão da tecnologia o planejamento pode ser considerado confiável e suficiente para fundamentar as decisões que regula os planos. Permitindo uma valorização da mão de obra aliada à informática para que a mesma reflita na formação do preço final intensificando uma maior competitividade à organização. Uma vez que, as máquinas não podem funcionar sozinhas, dependem do conhecimento do homem e da sua eficiencia para gerar lucros. Então, conclui-se que a tecnologia veio para somar à força humana e não ser vista como geradora de lucro isolada, ou seja, sem o conhecimento necessário para administrar os recursos não geram riquezas sozinhas. Deste modo, a quantificação dos objetivos tornou-se uma tarefa mais simples e segura de se fazer porque o uso da computação agilizou o processo de coleta de informações passadas e criou ferramentas capazes de simular os resultados futuros.

No que diz respeito a organização, ela pode ser compreendida como o momento de reunir e coordenar os recursos necessários para a empresa atingir seu objetivo. A mesma é visualizada através de um organograma – representação gráfica de uma organização. Tem por objetivo estabelecer as responsabilidades e os canais de comunicação

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.7 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com