TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Caminho Da Sustentailidade

Trabalho Universitário: O Caminho Da Sustentailidade. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/3/2014  •  442 Palavras (2 Páginas)  •  179 Visualizações

Página 1 de 2

O CAMINHO DA SUSTENTABILIDADE

As questões sobre desenvolvimento sustentável ou sustentabilidade, abrange vários aspectos, todos inter-relacionados, a saber: Ambiental, cujo enfoque se da na preservação do meio ambiente em relação a qualquer atividade humana utilizando recursos naturais. Econômico, ou seja que as atividades de produção e consumo devem ser desenvolvidas num ambiente e num espaço que preserve a continuidade da própria ação no tempo, sustentado a geração atual e as futuras sem esgotar estes recursos, ou se assim acontecer oferecer fontes alternativas para a vida. Social, centrado na possibilidade de que toda a ação deve dirigir-se ao bem estar do homem, seu acesso e inclusão a todos os meios que lhe garantam o mínimo de dignidade humana, entendida estas como os princípios universais dos direitos humanos.

Embora muitos estudiosos do assunto descreverem, que as três dimensões acima descritas, Ambiental, Econômica e Social, são suficientes para explicar o assunto, não podemos fechar os olhos sob pena de entrarmos num processo utópico e demagógico a respeito da sustentabilidade, que a dimensão cultural, ou seja, a forma como os povos encaram produção e consumo, a reeducação destes ciclos, deve ser vista como fator primordial para a reversão da depredação do planeta, pois podermos estar buscando saída para justificar desperdícios.

Outro aspecto relevante se da no campo político, pois embora a sustentabilidade e a preservação do planeta seja assunto de consenso, visto pelo ângulo da não extinção humana do planeta, quando relacionado a economia, e as possíveis perdas que países desenvolvido teriam ao se adaptarem a normas de preservação ambiental, tem-se profundas situações de pressões políticas, relacionados sempre a poder se dominação.

Diante da crise ambiental o homem oferece algumas respostas para o problema como por exemplo a Tecnologia, a produção de meios que viabilizem por exemplo a substituição das fonte energéticas fosseis por renováveis.

Oferece também como resposta, a meu ver forma essencial, a mudança dos padrões mundiais de consumo e produção, a otimização da satisfação das necessidades, como forma de brecar o desenvolvimento do desperdício e do superfulo.

Como ultima resposta a possibilidade de não conseguirmos dar resposta nenhuma ao problema da sustentabilidade o que levaria a extinção da humanidade do planeta, fato possível, pois não podemos dominar o tempo das atividades naturais e a resposta que o planeta e os ecossistemas oferecerão ao longo das décadas, apesar da ciência poder quantificar certos volumes.

Penso que não existe saída para a sustentabilidade fora do consenso mundial,de que os governos implantem em seu países as políticas firmadas nos acordos internacionais de preservação, aliviando com isso as zonas de pressões, podendo com isto avançar para as mudanças culturas de consumo e produção.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com